Menu

01/06/2023, 19:33

Iniciação científica divertida para alunos da educação infantil

Na sala de aula da professora Adva Girlene, as disciplinas de ciência, biologia, geografia e artes se completam com criatividade. Todas as quintas-feiras, os alunos do 2º ao 5º ano da educação infantil realizam experimentos científicos por meio do projeto “Ciência é Ouro: costurando os saberes”. Durante as aulas, as crianças aprendem a construir objetos científicos, como foguete, sistema solar, balança de precisão e tablet, o que aumenta o interesse deles pelas disciplinas. As atividades acontecem na Escola Classe (EC) Córrego do Ouro, na zona rural de Sobradinho.

“Sou professora de biologia e vi que seria interessante levar o estudo das ciências de forma diversificada para os alunos dos anos iniciais da educação infantil. As crianças são ensinadas de forma pedagógica sobre a formação dos seres vivos, do nosso sistema solar e tudo que possa causar-lhes o interesse pelo estudo da ciência nesses primeiros contatos com a escola”, destaca a professora.

Até a Santa Ceia foi tema de uma das aulas. A professora usou o último jantar de Jesus Cristo e seus apóstolos para ensinar sobre o processo químico usado na fermentação do pão e do vinho.

Cada trabalho feito é documentado em um álbum da turma, uma espécie de livro, que fica na escola. São textos, colagens e imagens ilustrativas que buscam estimular os estudantes e dar autonomia às ideias e aos saberes, que fazem com que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado. De forma lúdica, as crianças, entre 6 e 10 anos de idade, assimilam os principais conceitos sobre os temas levantados e se divertem colorindo e montando seu álbum.