16/03/2022, 09:00
José Gomes trocará o PTB pelo PROS
O deputado distrital José Gomes está de malas prontas para o PROS. José deixará o PTB, rumo ao PROS, que está fechado com o governo Ibaneis. O Delegado Fernando Fernandes também poderá permanecer no partido. Fernando poderia trocar o PROS pelo Republicanos e foi ventilado até mesmo o PL, mas não é descartado a possibilidade de permanecer no PROS.
Podemos libera Vianna
A exemplo de outros partidos e na busca por renovação, o partido PODEMOS do DF, decidiu não compor uma nominata com mandatários. A decisão, foi tomada em consonância com a direção nacional. Desta forma, o deputado Jorge Vianna ficará livre para trocar de partido.
Janela partidária
De toda forma, o distrital, com ou sem o consentimento do partido, tem até o dia 1.º de abril, quando termina a janela partidária, para trocar de sigla.
Liberdade
O PODEMOS no DF vem se posicionado como oposição ao governo Ibaneis nas eleições de outubro. Jorge Vianna teve seu mandato mais alinhado ao governo, em busca de solucionar os problemas de sua categoria. Terá a oportunidade de trocar de partido e realinhar seu projeto político sem trair o partido.
Recado dado
O PODEMOS quer uma nominata competitiva, com nomes aderentes aos fundamentos do partido e compromissados com a formação de um grupo político onde os eleitos, seus suplentes e direção partidária atuem de forma coesa.
Reprovada
O NOVO fez o mesmo recentemente, porém, com uma nota mais dura, em relação à deputada Júlia Lucy. A distrital não foi habilitada para concorrer nas eleições de 2022 pelo partido. Ou encerra a carreira e cumpre seu mandato até o final, ou terá que trocar de partido para se candidatar nas eleições de 2022. Seu caminho ainda não foi definido.
……………………
PSC na base
Com a saída do deputado distrital Iolando do PSC abriu-se uma incerteza dos rumos do PSC. Chegaram a ventilar que o partido estaria com um novo comando, ligado à oposição. Porém, isso não aconteceu, o PSC nacional bateu o martelo e o partido seguirá na base do governo Ibaneis. Apesar da troca partidária do Iolando, que se filiou ao MDB, o PSC continua governista.
……………..
Panatenaico
O Tribunal Regional Federal da 1.ª Região reconheceu, por unanimidade, que cabe à justiça eleitoral e não à justiça comum a competência da análise da operação denominada Panatenaico, referente à construção do Estádio Mané Garrincha e que envolvia o ex-vice-governador Tadeu Filippelli.
Doação de campanha
Pela decisão, o que era entendido como possível corrupção só podem, no presente momento, ser entendidos judicialmente como doações para a campanha de 2014. “As doações foram devidamente declaradas por mim”, afirmou Filippelli.
Entrevista
Hermeto – Deputado distrital e líder do governo na Câmara Legislativa
Você é autor do PL 2.567/2022 que revoga duas leis distritais que obrigam a utilização de máscaras para situações e públicos específicos no DF. Quais situações e públicos são esses?
A intenção desse PL é blindar a decisão do governador Ibaneis quanto a liberação do uso de máscaras. Existem duas leis distritais que tratam do tema que ainda estão em vigor e desacordam com o último decreto. De acordo com essas leis, ficam obrigados a utilizar máscaras nos ambientes de trabalho funcionários, servidores e colaboradores, em especial aqueles que prestem atendimento ao público em órgãos públicos, nas indústrias, comércios, bancos, metrô e ônibus. Também permanece obrigatório o uso de álcool em gel por motoristas e cobradores do Serviço de Transporte Público Coletivo do DF.
Mesmo com o decreto do governo que desobriga o uso de máscaras em locais fechados é necessário revogar as leis?
Legalmente falando, decretos não têm força para suprir leis, por isso tivemos essa iniciativa, para que no futuro não tenhamos problemas.
É momento de relaxar contra a Covid-19?
É importante reforçar que essa decisão foi tomada com base no cenário atual do Distrito Federal, considerando a baixa nas taxas de transmissão do Covid, analisando também o avanço da vacinação aqui no DF, foi algo analisado e decidido pensando no bem-estar da população. Estamos democratizando o uso das máscaras, quem quiser continuar usando, vai poder e quem não quer mais, também vai ter esse direito.