10/07/2022, 01:18
Jovens Escritoras e Escritores estreiam na Bienal do Livro de São Paulo
por Felipe Lucchesi
Colunista: Felipe Lucchesi
Diários e Blogs certamente são os primeiros meios a arquivarem os textos de quem almeja lançar um livro.
Enquanto renomados nomes da Literatura Brasileira tentam se adequar ao imediatismo e “modismos” das redes sociais, jovens Escritores e Escritoras consagram-se na internet ou até mesmo, são descobertos através dela e por conta disso, conseguem alcançar o sonho de publicarem o primeiro livro físico por Editoras.
A 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, hoje (10), no seu último dia de realização, tornou possível que novos autores e autoras ganhassem espaço para debaterem sobre temas, divulgarem seus livros e terem contato com admiradores, que antes do evento, só eram acessíveis pela internet.
Reportagem
Gráficas X Editoras
Grande parte das pessoas que já começaram a percorrer o caminho em direção à realização do sonho de publicarem um livro em formato físico, tem uma história envolta à frustração e revolta. Isso se deve ao fato de muitas gráficas venderem serviços a baixo custo como se fossem Editoras mas com qualidade inferior.
A famosa frase: “O barato sai caro.” entra em ação nessa realidade e as pessoas devem ficar atentas.
Dicas para não cair em golpes
- Confira o CNPJ da empresa e verifique se ela consta na categoria “Editora de livros”
- Pesquise quais serviços ela oferece além da publicação do livro: assessoria de imprensa, noite de autógrafos, revisor, etc.
- Muita atenção caso a empresa obrigue a compra de determinado número de livros para que seja feita a publicação.
- Procure nas redes sociais e internet, pessoas que já tenham publicado pela empresa e o que elas comentam sobre o atendimento.
- Verifique se a empresa tem site oficial e se é presente nas principais redes sociais.
Tags: 2022, Bienal do Livro de São Paulo, Cínthia Zagatto, Editora PS Dois Pontos, Felipe Lucchesi, Jovens Escritoras, literatura, livro