15/04/2024, 14:52
LAB JUV inicia ciclo de palestras com quatro profissionais do audiovisual, TV e internet
Após a aula inaugural com as pessoas selecionadas para a primeira edição do LAB JUV, idealizado pelo Instituto SOMA Cidadania Criativa, no último dia 11, o projeto inicia seu ciclo formativo com uma série de palestras virtuais ministradas por quatro renomados profissionais do mercado audiovisual do cinema, TV e internet. Esta fase de palestras segue de 17 de abril até o dia 25, sempre das 18h às 20h, e é aberta ao público, que pode acompanhar pelo YouTube. As palestras têm como facilitadores a cineasta Viviane Ferreira, a diretora de criação dos Estúdios Globo Samantha Almeida, o criador de conteúdo digital Puro Roxo e Bethania Maia, fundadora da produtora Vaporosa Cultural.
Intitulada “Chega Mais”, esta etapa tem como objetivo oferecer uma introdução com insights inspiradores para os participantes e para o público em geral interessado no mundo da produção audiovisual. A proposta é que os convidados compartilhem suas experiências vividas no mercado, trazendo perspectivas únicas sobre suas trajetórias profissionais, por meio de suas histórias.
Dando o pontapé inicial da formação, no dia 11 aconteceu uma aula inaugural com a organização do projeto para o compartilhamento da ementa e processos do curso de vídeo gratuito. Seguindo com as atividades, no dia 17 o bate-papo será comandado pela cineasta baiana Viviane Ferreira, que esteve à frente da direção do longa Ó Paí Ó 2, e atualmente segue em maratona de gravações da série documental Favela.doc por seis estados brasileiros.
Trazendo uma visão sobre o meio digital, a segunda palestra será ministrada pelo criador de conteúdo e influenciador Puro Roxo, no dia 18. Com 1.7 milhão de seguidores no TikTok e quase 180 mil no Instagram, o jovem brasiliense usa música, moda e humor como base para fortalecer a autoestima da comunidade negra.
No dia 23, o terceiro encontro conta com a presença da diretora da área de criação e conteúdo dos Estúdios Globo Samantha Almeida, responsável por fomentar a criação do entretenimento e pela gestão das equipes de autores, pesquisadores e produtores da emissora.
Por fim, encerrando essa primeira fase do projeto, no dia 25, Bethania Maia, fundadora da produtora Vaporosa Cultural, compartilha sua experiência de 13 anos como produtora, curadora, programadora e jurada de mostras e festivais pelo país.
LAB JUV
Com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do DF, o LAB JUV surge como uma fonte de oportunidades para jovens e adultos das periferias do Distrito Federal, visando fortalecer suas narrativas por meio de processos formativos inovadores e criativos.
Nesta edição inaugural, 30 pessoas periféricas foram selecionadas para o ciclo formativo que acontece de 11 de abril a 22 de agosto, com atividades presenciais na Universidade Afrolatinas, no Varjão. O programa consiste em quatro fases: “Chega Mais”, que inaugura o ciclo; “Mão na Massa”, composta por seis laboratórios presenciais abrangendo diferentes aspectos do audiovisual; “Tamo Fazendo o Que?”, com transmissões ao vivo para que os alunos compartilhem processos e aprendizados; e “Colocando pra Jogo”, o evento de lançamento do curta-metragem ou videoclipe produzido durante o curso de vídeo gratuito.
SERVIÇO – LAB JUV INICIA FORMAÇÃO COM QUATRO PALESTRAS
Palestrantes: Viviane Ferreira, Puro Roxo, Samantha Almeida e Bethania Maia
Quando: 11, 17, 18, 23 e 25 de abril, das 18h às 20h
Onde: Canal do SOMA Cidadania Criativa no YouTube
Mais informações: @labjuvdf
CRONOGRAMA PALESTRAS
11/04 – Aula inaugural (fechada para os 30 selecionados)
17/04 – Viviane Ferreira
18/04 – Puro Roxo
23/04 – Samantha Almeida
25/04 – Bethania Maia
CRONOGRAMA DO PROJETO
11/04 a 25/04 – Etapa Chega Mais
07/05 a 11/05 – Etapa Mão na Massa
18/05 a 13/06 – Etapa Mão na Massa 2
18/06 a 04/07 – Etapa Tamo Fazendo o Que
05/07 a 09/08 – Etapa Mão na Massa 3 – finalização do produto
22/08 – Etapa Colocando pra Jogo – festa com lançamento e exibição do produto para familiares e convidados
PALESTRANTES
Viviane Ferreira
Renomada diretora e roteirista, Viviane Ferreira é reconhecida por suas contribuições significativas para o cinema brasileiro. Seu portfólio inclui obras como “Ó Paí Ó 2” (2023), “André Mehmari – Live From Brasil” (2020), “Um dia com Jerusa” (2019), “Esquinas” (2019), “O dia de Jerusa” (2014), “Mumbi 7 Cenas Pós Burkina” (2010), “Amor ao Rap” (2012), “Amigo também pode” (2012) e “D’Origem Africana” (2013). Atualmente, ela se prepara para lançar sua primeira série documental, “Favela.doc”, uma radiografia da música de periferia do Brasil, que está em fase de gravações pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará, São Paulo e DF.
Samantha Almeida
Premiada na Categoria Profissional de Inovação do Prêmio Caboré 2021, o mais importante do mercado publicitário brasileiro, atualmente Samantha ocupa o cargo de diretora da área de criação e conteúdo dos Estúdios Globo, onde lidera a criação de entretenimento e gerencia equipes de autores, pesquisadores e produtores da emissora. Sua influência vai além das fronteiras, tendo representado o Brasil no júri de Cannes 2021, na categoria Entretenimento. Além disso, foi homenageada no Women to Watch 2020 e reconhecida pelo MIPAD, uma organização parceira da ONU e da União Africana, como uma das 100 Mulheres Mais Influentes afrodescendentes abaixo de 40 anos do mundo.
Puro Roxo
Luther Rocha da Cruz, mais conhecido como Puro Roxo, é um criador de conteúdo e influenciador digital que se destaca por seu compromisso em elevar a autoestima da comunidade negra. Através de uma fusão de cultura, arte, moda e humor, ele transmite mensagens de empoderamento e confiança. Seu estilo único de humor transforma cada vídeo em uma celebração animada da identidade negra. Inspirador e estiloso, Puro Roxo é uma voz que ressoa, promovendo orgulho e aceitação própria.
Bethania Maia
Bethania Maia é uma profissional multifacetada, atuando como produtora, curadora, programadora e jurada de mostras e festivais desde 2011. Desde 2018, ela exerce o papel de produtora executiva em diversos projetos audiovisuais, incluindo clipes, curtas e longas-metragens, seminários e publicações. Coidealizadora do Rastro – Festival de Cinema Documentário e produtora executiva da mostra Kilombinho – Audiovisual Negro com Crianças, Crias e Comunidades, Bethania é também a fundadora da Vaporosa Cultural, uma produtora audiovisual focada em narrativas afro-diaspóricas latino-americanas.