11/10/2019, 07:17
Lançada Frente Parlamentar em Defesa das Estatais do DF
Com apoio de nove parlamentares, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Empresas Estatais reuniu, em sessão solene no plenário, representantes da CEB, CAESB, Codeplan, BRB e Metrô. São signatários da Frente os deputados Chico Vigilante (PT), Arlete Sampaio (PT), Fábio Felix (PSOL), Leandro Grass (Rede), João Cardoso (Avante), Agaciel Maia (PR), Reginaldo Veras (PDT), Reginaldo Sardinha (Avante) e Roosevelt Vilela (PSB).
O presidente da Frente, deputado Chico Vigilante, frisou que o objetivo do colegiado é defender a sociedade e “lutar para que as empresas não sejam privatizadas”. Como primeiro ato, ele anunciou uma reunião para a próxima segunda-feira (14), às 15 horas, com dirigentes sindicais a fim de elaborar “o planejamento e o cronograma de luta”. Ele conclamou: “Vamos sacudir o Distrito Federal com o debate sobre a privatização”.
Segundo a deputada Arlete Sampaio (PT), o Brasil está na contramão da história. Ela citou pesquisa holandesa sobre o processo de reestatização que ocorre na Europa. “Até os Estados Unidos reestatizaram 67% das empresas”, disse. A parlamentar afirmou ainda que “o nosso papel é consertar o que está errado nas empresas públicas ao invés de privatizá-las”. Do mesmo modo, o deputado João Cardoso considerou que há “solução para os possíveis problemas” apresentados pelos atuais gestores das estatais, que deveriam ouvir os servidores, os quais “são os verdadeiros guardiões dessas empresas”.