Menu

15/07/2022, 09:03

Lançada pela Setur, Rota Brasília Capital do Rock comemora um ano

O Dia Mundial do Rock foi comemorado na quarta-feira (13), e a capital do país tem um motivo a mais para celebrar. Há um ano, nascia a “Rota Brasília Capital do Rock”. 

O projeto foi apoiado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF), na gestão da ex-secretária de turismo, Vanessa Mendonça, em parceria com o vocalista da banda Plebe Rude, Philippe Seabra, e a faculdade Upis. Juntos, eles mapearam 41 pontos marcantes para o rock brasiliense, que receberam placas que contam a história do estilo no DF. As placas possuem QR Code que direciona o turista para a leitura de um texto breve contando a história do local. Brasília ficou conhecida no cenário musical do país como a capital do rock, após revelar bandas que ganharam projeção nacional como Legião Urbana, Plebe Rude, Raimundos, Natiruts, Capital Inicial, Detrito Federal, Cássia Eller, Maskavo, Scalene, entre outros. Por isso, o estilo musical foi tombado como patrimônio cultural imaterial do DF, nos termos da Lei Distrital nº 5.615. No dia 06 de maio de 2021, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou o Decreto nº 42.074, que criou a Rota Brasília Capital do Rock.

 A medida consagrou o estilo musical como destino turístico da capital federal. A ex-secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, idealizadora do projeto, celebra a data relembrando a instalação da primeira placa e ressaltando a importância da rota para a cidade.