10/01/2019, 16:00
Lapa inaugura mobiliário urbano na Praça dos Arcos
A Lapa, um dos mais conhecidos bairros boêmios do Rio de Janeiro, ganhou hoje (10) mais um ponto de atração, com a inauguração do mobiliário urbano com a frase RioAmaLapa, na Praça Cardeal Câmara, também chamada de Praça dos Arcos.O objetivo é valorizar a região do Rio Antigo e incentivar a presença de visitantes não apenas no período noturno.
“Que isso seja o marco de uma maior atenção para aquela região, que é o terceiro destino turístico diurno e o primeiro noturno [da cidade]. Não tem nenhum lugar no Rio de Janeiro que receba maior fluxo de visitantes que a Lapa à noite. Sexta e sábado são 30 mil pessoas por dia ali”, disse o presidente do Polo Novo Rio Antigo, Thiago Cesário Alvim, um dos parceiros do projeto.
A escultura, produzida em chapas galvanizadas com acabamento em pintura automotiva e tratamento anticorrosivo, foi inspirada em peças instaladas como Amsterdã, na Holanda, e Nova York, nos Estados Unidos, onde existe mobiliário urbano com frases idênticas homenageando as duas em cidades.Na Lapa, a peça tem 2 metros (m) de altura por 11m de largura e fica a 80m de distância dos Arcos da Lapa. No lugar da palavra “ama”, a escultura tem o desenho de um coração.
O diretor de Criação e Conteúdo, Caio Leitão, um dos três autores do desenho do mobiliário, disse que fazer um coração vermelho seria meio óbvio, por isso, resolveram pintar nele vários símbolos do bairro. “Buscamos trazer elementos de característica do próprio bairro dentro do coração e trazer um pouco de cor e de vida. Ficou vivo e interessante. Tem o bondinho [de Santa Teresa], o malandro, mas tudo de uma forma alegre”, ressaltou Caio, lembrando que foi um trabalho coletivo, que teve também como autores Marcelo Rodrigues e Paul Davies.
“A gente precisa cuidar da cidade e o coração simboliza isso. Cada dia mais tem que transmitir esse amor e essa paz. A gente vive momentos tão difíceis e tão radicais”.