Menu

18/08/2020, 15:45

Lei Aldir Blanc será tema de live de fotógrafas renomadas dentro do Festival Foto BSB nesta quarta-feira

No Dia Mundial da Fotografia, comemorado nesta quarta-feira, 19 de agosto, um grupo de mulheres fotógrafas resolveram se unir para debater a Lei Aldir Blanc, a iniciativa acontece dentro da programação do Foto-BSB Festival Internacional de Fotojornalismo. A Live ocorrerá nesta quarta-feira (19/08), a partir das 14h, no YouTube do Foto-BSB.

A mesa será composta por Carmen Negrão, Glícia Gadelha, Isabel Gouvêa com mediação de Mônica Maia

Sobre a Lei Aldir Blanc

A Lei federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.

Em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio, vítima da Covid-19, o projeto vem para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos.

Sobre o Festival Foto-BSB

O projeto FOTO BSB – Festival Internacional de Fotojornalismo – propõe a discussão e a promoção da fotografia documental – sua autonomia como profissão e também fronteiras com outros campos, como as artes e as ciências sociais. O registro de um momento, um instante que representa o que aconteceu e o que está para acontecer, que sintetiza uma época, um estado de espírito, uma visão de mundo. Para compor a programação do festival que segue até 19/08, estão sendo realizadas mesas, painéis e encontros com profissionais da área.

Para compor a programação do festival estão ocorrendo mesas, painéis e encontros com profissionais da área. Enquanto os painéis são voltados para aspectos mais técnicos da profissão, os encontros visam aprofundar o conhecimento do trabalho de grandes nomes do campo, e as mesas-redondas enfatizam o diálogo com a cultura e a sociedade.  Fotojornalismo e questões contemporâneas – ativismo, feminismo, floresta, pandemia, guerra, novas narrativas, práticas transformadoras – serão o foco das discussões. Juntos pensadores de diferentes formações, fotojornalistas de extensa trajetória e jovens expoentes que vem se destacando cada vez mais no campo.