11/01/2023, 09:31
Levantamento de focos de dengue inspeciona imóveis em Planaltina
A região administrativa de Planaltina amanheceu nesta segunda-feira (9) com agentes da Vigilância Ambiental circulando por alguns bairros da cidade para inspecionar um a cada quatro imóveis. A visita faz parte do trabalho para colher dados para o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), que estabelece os focos do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e do chikungunya.
Só nesta segunda, foram inspecionados 416 imóveis. Em 123, houve tratamento e foram coletadas 37 amostras.
“Estamos começando hoje o LIRAa em Planaltina para ver a situação da cidade, como está a infestação, quais são os bairros mais infestados, para que possamos focar ações naqueles locais”, explica a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Planaltina, Michele de Brito Peçanha.
A localidade foi determinada pelo sorteio do Ministério da Saúde. Cabe aos agentes visitarem 20% da região administrativa ao longo da semana. Ao fim de cada dia, é feita uma análise da situação das residências visitadas para que, na semana seguinte, a equipe retorne e inspecione todas as casas das áreas com mais risco de infestação para o tratamento focal e perifocal, com larvicidas, e, no caso de circulação viral, para a utilização do fumacê.
O principal trabalho de combate ao mosquito é a vistoria dos imóveis. “Porque assim podemos monitorar as áreas e entrar com as armadilhas, além de monitorar se a infestação teve redução”, informa Michele. O objetivo é impedir a criação do mosquito e, consequentemente, a transmissão de doenças, como a dengue.