31/03/2023, 09:09
Lucas Ronconi estreia curta-metragem: “Saulo & Gabriel” na internet e sem apoio financeiro
por Felipe Lucchesi
Colunista: Felipe Lucchesi
O ator e diretor, Lucas Ronconi lançou recentemente o curta-metragem “Saulo & Gabriel”, com exibição pelo Youtube e contando com a contribuição financeira espontânea do público (via Pix), considerando que todo o projeto não possui nenhum apoio ou patrocinador que custeie todos os gastos e cachês.
O elenco é formado por: Lucas Ronconi, Pedro Camilo, Rute Prazim, Victor Bernadelli, Luiz Carlos Vasconcelos e Paulo Vieira. Participação especial: Pedro Sávio Jobim Pinheiro e Maviael Ribeiro.
Os espectadores assistirão a um curta-metragem que enaltece o amor, encoraja os mais pessimistas diante dele e emociona, pela mensagem que deixa como impulso mirando novos pensamentos e atitudes.
Brilhantemente a palavra (ama)durecer é personificada e conduz a narrativa.
Sinopse
Saulo e Gabriel são dois jovens que se apaixonam nas margens da praia de Manaíra em João Pessoa.
Confusos com um sentimento tão forte, os dois vivem o dilema de se entregarem um ao outro ou sucumbirem às amarras sociais.
Durante a jornada de descoberta desse amor, são aconselhados por um Pastor e por Maria, amiga fiel e responsável pela união do casal.
Entrevista Exclusiva com o
Ator e Diretor Lucas Ronconi
Felipe Lucchesi (Jornalista) – Lucas, quanto tempo de planejamento antes de começarem a rodar Saulo & Gabriel?
Lucas Ronconi (Diretor) – Tive a ideia do roteiro no dia 25 de dezembro (noite de natal) e começamos a gravar no dia 6 de janeiro, foram praticamente dez dias de planejamento, com um réveillon no meio.
Felipe Lucchesi (Jornalista) – A ideia sempre foi gravar na Paraíba?
Lucas Ronconi (Diretor) – Eu estava com uma viagem agendada para passar o final de ano na Paraíba. Dias antes de embarcar lembrei da cena que tinha escrito para o meu espetáculo “Retalhos – uma colcha de narrativas” que era sobre um jovem (Saulo) que estava apaixonado por um rapaz (Gabriel) que tinha conhecido em João Pessoa e estava confuso sobre esse amor. Percebi que era um bom momento para desenvolver a história, contar o antes e o depois da cena da peça, conhecer mais sobre o amor de Saulo e Gabriel tendo como cenário (real) a cidade desse encontro.
Felipe Lucchesi (Jornalista) – A história é baseada num acontecimento real?
Lucas Ronconi (Diretor) – Diria que é baseada numa relação a dois que é real, mas não em um acontecimento específico.
Felipe Lucchesi (Jornalista) – Ser ator, lhe possibilita dirigir de uma maneira mais ampla?
Lucas Ronconi (Diretor) – Com certeza! Eu tenho uma preocupação enorme com a verdade do trabalho do ator, sou um pesquisador de técnicas e ferramentas que urgem por uma atuação orgânica e verdadeira em todo e qualquer trabalho, seja no palco ou num set de filmagem. Faço a preparação do elenco, estudo junto as personagens e busco uma simbiose entre quadro e atuação, pra mim é muito importante que a técnica do veículo não engesse os impulsos do artista vivendo a personagem. Primeiro procuro deixar o ator livre para apresentar sua proposta artística e então vou encaixando essa criação as especificidades do meio em que estamos contando a história.
Crédito – Fotos – Lucas Ronconi (arquivo)
Felipe Lucchesi (Jornalista) – Vocês pretendem participar de Festivais?
Lucas Ronconi (Diretor) – Sim, pretendemos. Já enviamos o filme para seleção de alguns festivais. Queremos que essa história de amor alcance muitos corações.
Felipe Lucchesi (Jornalista) – Acha possível levar a história para os palcos?
Lucas Ronconi (Diretor) – Tudo é possível quando falamos de arte, não é mesmo? Essa é a beleza e a magia da criação artística. Eu efetivamente não tinha pensando sobre isso, pois fizemos o caminho inverso, o filme surgiu a partir de uma cena no teatro, mas essa pergunta me fez refletir que seria incrível desenvolver a história para os palcos.
Felipe Lucchesi (Jornalista) – Como funciona esse formato de doação espontânea do público que deseja assistir ao curta?
Lucas Ronconi (Diretor) – A obra foi feita sem nenhum aporte financeiro e por isso, abrimos um PIX para que as pessoas possam contribuir com o trabalho e incentivar a continuidade de produções artísticas. As informações sobre o PIX e o valor de contribuição sugerido estão na descrição do filme no canal do Youtube da Ronconi Produções.
Felipe Lucchesi (Jornalista) – Atualmente, a obra conta com apoiadores e patrocinadores? Qual a maior dificuldade enfrentada pela produção?
Lucas Ronconi (Diretor) – Tivemos apoiadores na época das gravações em João Pessoa. A maior dificuldade, sem dúvida, é não ter tido verba para locação de materiais técnicos para as filmagens, como luzes e microfones mais potentes, isso interfere bastante no resultado, mas acreditamos que apesar desses obstáculos temos uma história que pretende mudar paradigmas e que ratifica nossa mensagem: TODO MUNDO MERECE UMA GRANDE HISTÓRIA DE AMOR.
Fotos
Crédito – Fotos – Divulgação
Ficha Técnica
Elenco: Lucas Ronconi, Pedro Camilo, Rute Prazim, Victor Bernadelli, Luiz Carlos Vasconcelos e Paulo Vieira. Participação especial: Pedro Sávio Jobim Pinheiro e Maviael Ribeiro.
Texto e direção: Lucas Ronconi
Direção de Fotografia: Andryelle Araujo
Assistente de Fotografia: Thaísa Mota
Direção de Produção: Maviael Ribeiro
Assistente de Produção: Juan Vilar
Técnico de Som: Lucas Mendonça Silva
Trilha Sonora: André Pessoa e Marcus VianaMontagem: Maviael Ribeiro
Apoio: Prefeitura de João Pessoa, Funjope, Hotel Globo e Restaurante Bahamas
Realização: Ronconi Produções
Serviço
“Saulo & Gabriel”
Curta-metragem está disponível no YouTube.
Tags: Felipe Lucchesi, Jobim Pinheiro, Jornal Alô Brasília, Lucas Ronconi, Luiz Carlos Vasconcelos, Maviael Ribeiro, Paulo Vieira, Pedro Camilo, Pedro Sávio, Rute Prazim, Victor Bernadelli