19/05/2019, 18:56
‘Maio Amarelo’ prega engajamentos
O Brasil ocupa o quinto lugar entre os recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Visando a chamar a atenção para esses números e reduzir os acidentes de trânsito, surgiu em 2014 o movimento “Maio Amarelo”. A iniciativa – que começou no Brasil e se expandiu para outros países – foi tema de comissão geral na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Com o slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, a campanha busca envolver a todos na construção de um trânsito mais seguro.
À frente da comissão geral, o presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da CLDF, deputado Valdelino Barcelos (PP), disse que o “Maio Amarelo” é importante para alertar para os altos índices de mortos e feridos no trânsito. Ele explicou que a cor amarela foi escolhida por representar “atenção”, como acontece no caso da luz dos semáforos.
Na abertura da comissão geral, foi exibido o vídeo da campanha, em que crianças de várias idades aconselham os pais a fazerem sua parte quando estiverem ao volante. Entre os conselhos estão: não usar celular, não ingerir bebidas alcóolicas, prestar atenção à velocidade da via, respeitar os pedestres e ciclistas, entre outros. Recomendações semelhantes também foram dadas por alunos da Escola Classe 411 Norte, os quais levaram para o plenário da Casa uma apresentação musical sobre regras de segurança no trânsito.