03/06/2020, 18:44
Mais de 167 mil metros de calçadas foram recuperados este ano no DF
O serviço de manutenção de calçadas está entre as principais reivindicações da população. É o que revela o balanço trimestral da Ouvidoria do Distrito Federal. Atenta a essa necessidade, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) está auxiliando as administrações regionais na recuperação das passagens nas cidades.
De janeiro até maio, já foram construídos mais de 167 mil metros quadrados de calçadas. Um total de investimento no valor de R$ 1,5 milhão. De lá para cá, o serviço capitaneado pela Novacap não parou e essa quantidade de recursos e obras praticamente dobrou, segundo assessoria de comunicação da Novacap.
Nesta quarta-feira (3/6), funcionários de uma empresa terceirizada, ligada à Companhia Urbanizadora, deram continuidade aos trabalhos 903 Sul. Lá, serão construídos aproximadamente 2.500m² de calçadas.
A obra beneficiará quem transita pelo local. Antes, a travessia era feita pelo mato ou na pista, entre um carro e outro, pois não havia calçada em nenhuma das laterais da pista que divide as quadras 900 das 700.
O empresário Eduardo Gonçalves de Oliveira, 69 anos, está entre os 13% da população que procuraram a Ouvidoria do GDF para pedir a instalação de calçadas. “Eu acho bom andar nas calçadas. Necessário e seguro. Agora, a gente está com trânsito bom por causa da pandemia, mas, quando voltar ao normal, o fluxo de veículos no DF vai aumentar”, diz o morador de Ceilândia.
O motorista de aplicativo Lucas Eduardo Costa, 38 anos, que reside no Guará, também gostou das benfeitorias. O ponto de espera de passageiros dele é justamente numa lanchonete perto das obras na 903 Sul. Ele faz uma ressalva: “O Governo terá de colocar fiscalização aqui, porque, justamente ao longo desse meio-fio é onde ficam estacionados os carros dos alunos”, disse ele, apontando para as obras de instalação de calçadas.