04/03/2020, 21:55
Mais de 500 mil brasilienses estão acima do peso
Os brasileiros estão, cada vez mais, alcançando níveis preocupantes ao subir na balança. A taxa de obesidade no país passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018. No Distrito Federal, estima-se que cerca de 570 mil pessoas estejam obesas.
“Para tentar diminuir esse problema, a Secretaria de Saúde vem se esforçando em estabelecer a prevenção e o cuidado já na atenção primária e organizando os serviços especializados na atenção secundária para o cuidado integral”, frisa a coordenadora do Grupo Condutor Central da Linha de Cuidado do Sobrepeso e da Obesidade da Secretaria de Saúde, Mariana Martins.
A atenção ao sobrepeso, na rede pública de saúde do DF, ocorre em três níveis. Nas unidades básicas de saúde, a porta de entrada dos pacientes, ocorre o acolhimento e classificação do tipo de excesso de peso para definir como tratar o paciente. “Ele será acompanhado pela equipe de saúde da família por um ano. Neste período, se não houver redução de 5% a 10% do peso, ele é encaminhado para a atenção secundária”, explica Mariana Martins.