Menu

27/07/2021, 16:49

Mais doses sem agendamento para maiores de 35 anos

A partir de quinta-feira (29), a vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal vai chegar à população com mais de 35 anos. A imunização por faixa etária segue em esquema de mutirão, sem necessidade de agendamento e com a disponibilização de 100 postos de vacinação. A novidade foi anunciada na última segunda-feira (26) pelos secretários de Saúde, Osnei Okumoto, e da Casa Civil, Gustavo Rocha, em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti. Durante a conversa com os jornalistas, os gestores enfatizaram o sucesso do mutirão ocorrido no final de semana passado, que vacinou 138.807 pessoas – 112.610 com a primeira dose, 23.767 com a segunda dose e 2.430 com a dose única.

“Havia um receio de que houvesse longas filas, por isso a Secretaria de Saúde disponibilizou 100 pontos de vacinação e a imunização por demanda espontânea ocorreu de forma muito adequada”, afirmou Gustavo Rocha. “Se formaram algumas filas no início, mas ao longo do dia e nos dias seguintes houve uma demora muito pequena e alguns pontos estavam até sem fila”, ressaltou. Segundo o secretário, o desempenho mostra a capacidade de vacinação das equipes de saúde do DF. Ele afirmou que, com o mutirão, o DF subiu cinco posições no ranking nacional de doses aplicadas.

“Digo que não há estado que tenha melhores condições de promover a vacinação da população como o DF. Só precisamos de doses”, disse. Gustavo Rocha ressaltou que, atualmente, o DF não tem nenhuma dose para primeira aplicação no estoque da rede de frio da Secretaria de Saúde.