Menu

26/07/2019, 08:05

Maquinário disponibilizado pelo Fundo de Desenvolvimento Rural aumenta diversidade

Na propriedade de quatro hectares, o produtor rural Jailson Antônio de Sousa, 50 anos, planta pimenta, quiabo, abobrinha, brócolis, cebolinha, berinjela, banana, mandioca, laranja, amendoim, cana, chuchu, batata-doce e outras frutas e verduras. Mas nem sempre foi assim. Quando faltavam recursos para pagar o maquinário utilizado na plantação, a diversidade não era tanta. Hoje ele é um dos 16 agricultores do Núcleo Rural Rajadinha (Planaltina) beneficiados com equipamentos do Fundo de Desenvolvimento Rural na modalidade social (FDR-Social).

Morador há 13 anos da região, Jailson conta que esses incentivos têm feito uma grande diferença em seu dia a dia. “Estou muito feliz e satisfeito”, comemora. “Esse tratorzinho [referência ao modelo Tobata] ajuda muito porque facilita na mão de obra. Com ele, tive a oportunidade de aumentar a área de plantio. Quem tem recursos faz; quem não tem, depende dessa ajuda”. Os produtos são vendidos nas feiras e por encomenda.

A presidente da Associação dos Moradores e Proprietários do Núcleo Rural Rajadinha 2, Ilka Bessa, explica que a adoção de um rodízio possibilita que o maquinário atenda a todos os associados. “Esta foi a primeira vez que conseguimos esse benefício. Foi a nossa primeira conquista. Muitas vezes, as terras dos produtores ficavam ociosas por falta de equipamentos. O FDR é nosso grande colaborador aqui”. E, para utilizar o equipamento, três produtores fizeram um curso de operador de maquinaria. São eles os responsáveis pelas máquinas.