Menu

24/08/2022, 17:37

“Marte Um” aborda sutilezas da vida frente à violência cotidiana

por Felipe Lucchesi

Colunista: Felipe Lucchesi

O filme: “Marte Um” estreia nos cinemas brasileiros dia 25 (quinta-feira) e já carrega consigo grande expectativa por visar a possibilidade de preencher vaga na categoria: “Melhor Filme em Língua Estrangeira” do Oscar.
A ansiedade tende a durar, a princípio, até dia 9 de Setembro, data prevista para o anúncio dos escolhidos.
Assinando direção e roteiro, Gabriel Martins leva ao público uma obra cinematográfica repleta de sutilezas da vida que demandam atenção frente à violência cotidiana.
O elenco é estrelado por: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin, entre outros.
Relação entre pais e filhos, autoaceitação associada à orientação sexual, relação com os próprios sonhos, são alguns dos temas que pautam o longa.
Filmes de Plástico” fica responsável pela produção, enquanto o “Canal Brasil” é coprodutor.


O que esperar do filme: “Marte Um”?

Ao ter a oportunidade de assistir: “Marte Um” antes de estrear nos cinemas, me emocionei ao ver, ali na tela, um Brasil sendo estampado, sendo representado.
O longa é um questionamento sobre a maneira como lidamos com nós mesmos, com as outras pessoas e como lidamos com as violências cotidianas, que nos afetam e que muitas vezes, acabam sendo naturalizadas, amortecidas.
Há representatividade no elenco, nos cenários e na trilha sonora.


Sinopse


Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.

Um pouco mais sobre o Diretor e Roteirista Gabriel Martins



Gabriel Martins (22/12/1987) é cineasta, roteirista, montador e diretor de fotografia conhecido por seu trabalho na Filmes de Plástico, empresa que fundou em 2009 ao lado de André Novais Oliveira, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia.

Seu primeiro filme, NO CORAÇÃO DO MUNDO, codirigido por Maurilio Martins, estreou na Tiger Competition do Festival de Roterdã em 2019, e depois foi exibido em diversos festivais, e lançado comercialmente em vários países, como a França, onde foi aclamado pela crítica.

Entre seu curtas estão NADA, exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes, em 2017, e DONA SÔNIA PEDIU UMA ARMA PARA SEU VIZINHO ALCIDES, exibido no Festival de Clermont-Ferrand. Ele também participou do programa especial de Roterdã “Soul in the Eye”, no qual ministrou uma masterclass.

Gabriel escreveu diversos filmes, como o sucesso ALEMÃO. MARTE UM é seu segundo longa, e primeira direção solo.


Ficha técnica


Direção: Gabriel Martins

Roteiro: Gabriel Martins

Produção: André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia

Elenco: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin

Direção de Fotografia: Leonardo Feliciano

Desenho de Produção: Rimenna Procópio

Figurino: Marina Sandim

Som: Tiago Bello e Marcos Lopes

Montagem: Gabriel Martins e Thiago Ricarte

Música: Daniel Simitan

Gênero: drama

País: Brasil

Ano: 2022

Duração: 114 min.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,