24/08/2022, 17:37
“Marte Um” aborda sutilezas da vida frente à violência cotidiana
por Felipe Lucchesi
Colunista: Felipe Lucchesi
O filme: “Marte Um” estreia nos cinemas brasileiros dia 25 (quinta-feira) e já carrega consigo grande expectativa por visar a possibilidade de preencher vaga na categoria: “Melhor Filme em Língua Estrangeira” do Oscar.
A ansiedade tende a durar, a princípio, até dia 9 de Setembro, data prevista para o anúncio dos escolhidos.
Assinando direção e roteiro, Gabriel Martins leva ao público uma obra cinematográfica repleta de sutilezas da vida que demandam atenção frente à violência cotidiana.
O elenco é estrelado por: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin, entre outros.
Relação entre pais e filhos, autoaceitação associada à orientação sexual, relação com os próprios sonhos, são alguns dos temas que pautam o longa.
“Filmes de Plástico” fica responsável pela produção, enquanto o “Canal Brasil” é coprodutor.
O que esperar do filme: “Marte Um”?
Ao ter a oportunidade de assistir: “Marte Um” antes de estrear nos cinemas, me emocionei ao ver, ali na tela, um Brasil sendo estampado, sendo representado.
O longa é um questionamento sobre a maneira como lidamos com nós mesmos, com as outras pessoas e como lidamos com as violências cotidianas, que nos afetam e que muitas vezes, acabam sendo naturalizadas, amortecidas.
Há representatividade no elenco, nos cenários e na trilha sonora.
Sinopse
Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.
Um pouco mais sobre o Diretor e Roteirista Gabriel Martins
Gabriel Martins (22/12/1987) é cineasta, roteirista, montador e diretor de fotografia conhecido por seu trabalho na Filmes de Plástico, empresa que fundou em 2009 ao lado de André Novais Oliveira, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia.
Seu primeiro filme, NO CORAÇÃO DO MUNDO, codirigido por Maurilio Martins, estreou na Tiger Competition do Festival de Roterdã em 2019, e depois foi exibido em diversos festivais, e lançado comercialmente em vários países, como a França, onde foi aclamado pela crítica.
Entre seu curtas estão NADA, exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes, em 2017, e DONA SÔNIA PEDIU UMA ARMA PARA SEU VIZINHO ALCIDES, exibido no Festival de Clermont-Ferrand. Ele também participou do programa especial de Roterdã “Soul in the Eye”, no qual ministrou uma masterclass.
Gabriel escreveu diversos filmes, como o sucesso ALEMÃO. MARTE UM é seu segundo longa, e primeira direção solo.
Ficha técnica
Direção: Gabriel Martins
Roteiro: Gabriel Martins
Produção: André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia
Elenco: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin
Direção de Fotografia: Leonardo Feliciano
Desenho de Produção: Rimenna Procópio
Figurino: Marina Sandim
Som: Tiago Bello e Marcos Lopes
Montagem: Gabriel Martins e Thiago Ricarte
Música: Daniel Simitan
Gênero: drama
País: Brasil
Ano: 2022
Duração: 114 min.
Tags: Ana Hilário, brasil, brasileira, brasileiro, Camilla Damião, Canal Brasil, Carlos Francisco, Cícero Lucas, cinema, Dircinha Macedo, estreia, Felipe Lucchesi, filme, filme brasileiro, Filmes de Plástico, Gabriel Martins, Juan Pablo Sorrin, Marte Um, oscar, premio, Rejane Faria, Russo APR, Tokinho