Menu

22/12/2021, 19:44

Melhorias em parques ecológicos do DF marcam 2021

A Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) do Brasília Ambiental encerra 2021 com bons motivos para comemorar. Apesar das medidas de distanciamento e da adoção do teletrabalho, em virtude da pandemia de covid-19, dez Unidades de Conservação (UCs) receberam melhorias neste ano. Esse número representa aumento de 250% em relação a 2020 e está muito próximo dos resultados de 2019, ano anterior à covid.

Foram beneficiados os parques ecológicos Três Meninas (Samambaia), do Paranoá, Veredinha (Brazlândia), Santa Maria, Lago Norte, Tororó (Santa Maria), Areal, Saburo Onoyama (Taguatinga), do Cortado (Taguatinga) e Parque Distrital de São Sebastião.

Quatro dessas intervenções foram realizadas por meio de uma força-tarefa, que reúne diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF); quatro, via compensação ambiental, e as outras duas através de parcerias.

Mas as entregas da área não param por aí. Em 2021 foram elaborados oito planos de manejo, documento técnico que, a partir dos objetivos definidos no ato de criação de uma UC, estabelece seu zoneamento e as normas que norteiam seu uso. Inclui informações como manejo dos recursos naturais, implantação de estruturas necessárias à gestão da unidade, entre outras. O número supera 2019, quando foram feitos três planos, e 2020, com dois.