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21/01/2021, 14:42

Mercado do Peixe: cooperativa apresenta critérios de compra

A Coopindaiá (Cooperativa Mista da Agricultura Familiar, do Meio Ambiente e da Cultura do Brasil), gestora do Mercado do Peixe, vai apresentar a proposta para compra de peixes de produtores do Distrito Federal e Entorno. O Mercado do Peixe funciona com vendas diretas do produtor/piscicultor ao consumidor.

Para evitar aglomerações e risco de contaminação pelo novo coronavírus, além do deslocamento de produtores, a reunião será por meio de transmissão digital, pelo canal do YouTube da Emater-DF. A proposta, com os critérios para compra de pescado diretamente de produtores, será apresentada pelo presidente da cooperativa, Luciano Andrade de Carvalho, e mediada pelo coordenador de Piscicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges. No momento da apresentação, os telespectadores poderão enviar suas dúvidas por meio do chat do YouTube. Todas as questões serão repassadas ao mediador e serão sanadas ao vivo pelo presidente da Coopindaiá. 

Brasília é o terceiro maior mercado consumidor de peixes do Brasil, perdendo apenas para as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na capital do país, o consumo per capita é de 14 quilos por ano, contra 9,5 quilos da média nacional. Apesar de a área de cultivo de pescados na capital ser pequena, o DF possui grande densidade demográfica de consumidores e produtores de peixe, sendo assim uma região estratégica para o mercado.

A Coopindaiá faz a gestão e operacionalização da estrutura e bens que compõem o Mercado do Peixe, em regime de mútua cooperação com a Seagri. Em 2019, a

Secretaria lançou um  edital para a seleção de uma cooperativa para gerir o local e a entidade foi a vencedora do processo. “Acompanhamos todo o processo de reabertura do Mercado do Peixe de Brasília e a escolha da Coopindaia, cooperativa aqui da região, para nova administração do empreendimento.