01/06/2023, 19:44
Mestre Sivuquinha estreia a Orquestra Sanfônica de Brasília
Após um ano de vivências e estudos, Mestre Sivuquinha de Brasília lança para o mundo o seu grande sonho, a Orquestra Sanfônica de Brasília. O grupo é formado por instrumentistas com diferentes níveis de experiência musical e com um interesse em comum: a valorização e a prática da sanfona. Serão dois shows de lançamento, nos dias 10 e 11 de junho, sábado e domingo, às 16h, ocupando a Casa do Cantador, em Ceilândia, cidade-residência do mestre. A celebração traz outras duas orquestras como convidadas especiais: a Orquestra Roda de Viola e a Orquestra de Rabecas do Cerrado. A entrada é franca e a classificação livre.
A Orquestra Sanfônica de Brasília é resultado de um projeto idealizado por Sivuquinha e Naira Carneiro e realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. O grupo foi formado a partir de uma convocatória que selecionou instrumentistas com interesse em participar do Curso Livre de Sanfona, em 2022. Durante oito meses, mulheres e homens com idades e histórias de vida diversas receberam aulas gratuitas semanais ministradas por Sivuquinha na Casa do Cantador. Daniel Pitanga, multi-instrumentista e antigo parceiro do mestre, acompanhou todo o processo como auxiliar pedagógico e arranjador.
Gonçalo Aquino Cardoso, mais conhecido como Sivuquinha de Brasília, é piauiense nascido na cidade de Regeneração. Mudou-se para Brasília em 1974 e, desde então, vem atuando intensamente na cena musical do DF. Um mestre sanfoneiro que é memória viva e colaborador direto para o desenvolvimento do forró brasiliense. A sua atuação ao longo desses anos foi fundamental para a formação de dezenas de sanfoneiras e sanfoneiros de todo o Distrito Federal. Para seguir ensinando, recentemente concluiu o ensino médio e agora estuda Licenciatura em Música.
O repertório de lançamento da Orquestra Sanfônica de Brasília trará composições de seu mestre idealizador, de clássicos do cancioneiro popular brasileiro e do forró, além de composições de Sivuca, grande homenageado da orquestra. Nascido em Itabaiana (PB), Sivuca foi sanfoneiro, multi-instrumentista, maestro, compositor e cantor. Uma grande referência para o Mestre Sivuquinha de Brasília, que recebeu seu apelido em referência às semelhanças estéticas e musicais com Sivuca. Ambos são albinos e grandes músicos da sanfona.
Mais sobre Sivuquinha
Além de sanfoneiro, Sivuquinha de Brasília é pianista e compositor, com mais de 50 anos de carreira artística. Nascido em uma tradicional família de músicos, iniciou-se profissionalmente aos 15 anos, tocando banjo e depois sanfona quando morava no estado do Maranhão. Já em Brasília, por anos integrou o trio Estrela do Norte, junto aos seus irmãos Gregório e Joaquim. Seguindo em carreira solo, gravou discos e DVD e tocou ao lado de grandes nomes da música. É também convidado frequente em programas de rádio e TV e já se apresentou em palcos de todo o Brasil. Sivuquinha dá aulas particulares e foi professor em cursos pontuais da Escola de Música de Brasília e na Escola de Choro Raphael Rabello.