Menu

01/05/2024, 20:20

Mistura Geral – Artes Cênicas no Teatro dos Bancários

Não se poderia imaginar outra unidade da federação que não Brasília, esse retrato plural do que é o Brasil contemporâneo, para a realização do Mistura Geral – Artes Cênicas. Projeto que traz ao público espetáculos estrelados por artistas locais em diálogo com alguns vindos de outros estados.

 Com entrada a preços acessíveis, as apresentações acontecem entre os dias 11 e 26 de maio no emblemático Teatro do Bancários, palco de importantes eventos culturais e de luta de classe. No Mistura Geral – Artes Cênicas, o público é convidado a apreciar espetáculos teatrais com destacados nomes da cultura e interagir com amantes das artes e profissionais da pulsante economia criativa do Distrito Federal.

            As seis atrações selecionadas pela curadoria – para compor a programação – apresentam qualidade estética e têm adesão às temáticas propostas pelo projeto. “Convidamos artistas que buscam espelhar, por meio de seus trabalhos, brasilidade cultural contemporânea e atenção às pautas das minorias através do teatro”, detalha o corpo curatorial.

A programação

            Abrindo o Mistura Geral, dias 11 e 12 de maio (sábado e domingo, às 18h), sobe ao palco do Teatro dos Bancários o ator Paulo Betti com seu monólogo: Autobiografia Autorizada. Indicada ao Prêmio Shell de Melhor Texto, em 2015, a peça é um amálgama do Brasil profundo, inspirada pela história de Paulo, que percorre o trajeto da roça à cidade. “Minha memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, comenta Betti. Nos mesmos dias, às 20h, a comediante Dadá Coelho apresenta Cuscuz na Mão. No stand-up, a atriz conta histórias hilárias que não poupam o marido (Paulo Betti), os amigos, família, famosos nem a si mesma.

            No final de semana seguinte, de sexta a domingo (17, 18 e 19), Elisa Lucinda retorna a Brasília com seu fenômeno de público Parem de Falar Mal da Rotina, assistido por milhões de espectadores em todo o Brasil e no exterior. Com versos despojados sobre o cotidiano, Elisa oferece uma reflexão divertida e provocativa sobre a vida cotidiana que age como um espelho de possibilidades, desencadeando transformações nas relações sociais, profissionais e pessoais. No domingo, tem sessão dupla de Os Saltimbancos, da brasiliense Agrupação Teatral Amacaca sob direção de Hugo Rodas. A peça, que mistura dança, teatro, circo e música, trata de união, fraternidade, empatia, sonhos e perseverança.

            Encerrando a programação de artes cênicas do Mistura Geral, nos dias 25 e 26 de maio (sábado e domingo), o ator e cantor Claudio Lins apresenta Chico Teatro, musical em homenagem aChico Buarque interpretando obras do compositor que foram levadas ao palco em inesquecíveis peças musicais e balés. Entre os clássicos, Lins apresenta canções de Morte e Vida SeverinaRoda VivaCalabarGota D’águaÓpera do MalandroO Corsário do ReiCambaioO Grande Circo Místico e Dança da Meia-Lua. Nas tardes desse mesmo final de semana, a Cia. Os Buritis, de Brasília, diverte o público infantojuvenil com o musical autoral Cantos de Encontro que aborda a imaginação, o hábito de contar e ouvir histórias e o prazer de cantar e de dançar.