Menu

21/06/2020, 20:21

Mito do Calango Voador, criado por Tico Magalhães, vira livro

Em noventa e duas páginas, o Mito do Calango Voador e Outras Histórias do Cerrado oferece um passeio entre o real, o fantástico e o imaginário. O livro, escrito e ilustrado pelas mãos de Tico Magalhães, capitão e fundador do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, presenteia os candangos com o que há de mais genuíno: uma cultura popular inventada para celebrar o cerrado e as criaturas que nele habitam.  A obra que explica o surgimento dos muitos mundos, conta a história do Calango, filho do Sol e da Terra, nascido no Planalto Central, que ganha asas para salvar-se de uma gigantesca tromba D’ Água. Por meio de uma narrativa surpreendentemente candanga, o livro entretém e aproxima criando um reconfortante sentimento de identificação e pertencimento.

 Junho é o mês em que Seu Estrelo, grupo premiado e reconhecido pelo Ministério da Cultura em 2007 e 2018, comemora 16 anos de invenções culturais. Assim, o lançamento do livro vem para celebrar o aniversário e consolidar esse identificador cultural da cidade.

“O livro também é uma resposta do grupo ao momento em que estamos vivendo, uma maneira de se posicionar, trazendo esse encantamento que faz parte do nosso ofício. É uma forma de levar o mito até as pessoas com força e qualidade, proporcionando o entendimento daquilo que a gente está falando quando se refere ao mito”, ressalta Tico, autor pernambucano radicado em Brasília.

Para o artista plástico, teólogo, pesquisador da infância e do imaginário, Gandhy Piorski, responsável pelo prefácio do livro, “Tico anuncia uma renascença que não é aquela que veio depois da peste negra na Europa. Mas a renascença do POVO DA MATA. Essa que precisa começar a acontecer depois dessa nova peste que vive o século XXI, maior ainda, que ordena quarentena à arrogância humana. ”

A produção e lançamento do livro integram o calendário oficial do Circuito Candango de Culturas Populares, amplo projeto capitaneado pelo Instituto Rosa dos Ventos e fomentado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.  

“A cultura popular é aglomerado, é estar junto.  Por isso, esperamos nos unir para brincar e celebrar o quanto antes. Neste período em que ainda não é possível, o livro é uma maneira de vivenciar o mito sem sair de casa. Esse é o objetivo do Circuito Candango: promover territórios e expressões culturais do DF ”, destaca Stéffanie Oliveira,             .

Programação de lançamento

A primeira apresentação oficial do livro ao público será online e acontece no dia 25 de junho, a partir das 19h, com a exibição de minidoc inédito, contendo depoimentos de personalidades da cultura popular sobre a obra. Os interessados podem acompanhar a programação por meio das redes sociais do Circuito Candango e do Centro Tradicional de Invenção Cultural, sede do Seu Estrelo. Após o lançamento, os exemplares estarão disponíveis para compra no site https://www.rosadosventosinstituto.com.br/ ou pelo e-mail centrodeinvencao@gmail.com .

Lançamento – Mito do Calango Voador e Outras Histórias do Cerrado

Data: 25 de junho (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Instagram – @circuitocandango e @centrodeinvencao canal no Youtube do Instituto Rosa dos Ventos e Seu Estrelo

Vendas: https://www.rosadosventosinstituto.com.br/ ou pelo centrodeinvencao@gmail.com

Valor do Livro: R$ 15,00.