16/01/2019, 10:11
Moradores relatam falta de iluminação pública
*Matéria atualizada 16 de janeiro*
Reynaldo Rodrigues
Até o fim de 2018, 14.214 luminárias de LED foram instaladas em áreas públicas do Distrito Federal. A troca de lâmpadas convencionais pelo modelo mais econômico faz parte do programa Ilumina Mais Brasília, que começou a ser implantada desde março do ano passado.
A ação que teve investimento de milhões não tem beneficiado todas as regiões, é o que relatam alguns moradores do Jardim Botânico. Residente no condomínio Avenida do Sol, Patrícia Pacheco relata que algumas lâmpadas estão queimadas durante todo o trajeto entre a DF-001 e o Jardim Botânico. “Vários pontos desta avenida estão no escuro, sendo muito perigoso tanto para que possam ocorrer acidentes, quanto assaltos. No trecho logo após uma entrada para São Sebastião”, relatou.
O jornal Alô entrou em contato com a CEB (Companhia Energética de Brasília) que informaram que toda a extensão da DF-001 já possuí iluminação pública. “Em adicional, no ano passado, toda a Avenida do Sol (importante avenida de acesso aos condomínios do Jardim Botânico) foi eficientizada: as luminárias convencionais foram substituídas por luminárias LED e nos trechos que estavam sem iluminação foram implantados novos pontos”.
Em nota a CEB relata que a população sempre tem alguma reivindicação para instalação de novos pontos de iluminação pública ou melhorias dos pontos existentes, mas essa demanda deve ser acolhida pelas Administrações, pois o Governo é o responsável pelo parque de Iluminação Pública das cidades. Informaram ainda que uma equipe foi enviada até o área para averiguar a necessidade de manutenção.
Sobre a manutenção:
Existem equipes de manutenção trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana em todas as regiões do Distrito Federal. O cliente, ao perceber o mal funcionamento da Iluminação Pública pode entrar em contato com a CEB pelo 116 para registrar a ocorrência.