Menu

08/01/2019, 12:04

Mundo Dilpomático

por Isabel Almeida

Alívio
Os diplomatas da embaixada da Venezuela em Brasília estão aliviados após o Grupo de Lima decidir, em reunião, no dia 10 de janeiro, naquela capital, manter as embaixadas nas Américas. Os governos da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia, declaram, também, o mandato do regime de Nicolás Maduro (2019-2025), ilegítimo

Empresários chineses comemoram vendas
O primeiro ano da parceria entre o grupo brasileiro, comandado pelo empresário Carlos Alberto Oliveira, e a montadora asiática Chery, foi um sucesso. As vendas de carros aumentaram 170% em 2018. A meta para 2019 é crescer 280%, o que deixou os investidores chineses sorrindo à toa.

Andrade e Chen da Caoa Chery

Panamá atraído pelo novo governo
O presidente do país panamenho, Juan Carlos Varela, trará ao Brasil uma comitiva de empresários para apresentar ao novo ministro da economia, Paulo Guedes. E na bagagem, uma proposta de livre-comércio e a criação de zonas francas no Nordeste no formato da Zona Franca de Manaus, mas menores e voltadas a serviços.

Presidente do Panamá, Juan Carlos Varela

Chile volta a comprar do Brasil
Os chilenos também estão animados com o novo governo, a importação de carne bovina, que estava suspensa desde 2010 por causa de focos de febre aftosa, foi retornada pelo Serviço Agrícola e Pecuário do país no início de janeiro de 2019. A carne será exportada pelos produtores de Mato Grosso.

Por falar em exportação
A exportação de frango brasileiro está passando por uma fase ruim, e a tendência é piorar caso o presidente Bolsonaro transfira a embaixada de Israel para Jerusalém. A carne de frango corresponde ao sétimo item das exportações do Brasil, US$ 180 bilhões (R$ 675, 1 bilhões), ou seja, muito interesse em jogo.

 

Tags: