12/08/2021, 09:24
Não dá ideia
por André Cunha
Diferente do tom professoral e impessoal da maioria dos documentários sobre guerra e política, a série Como se Tornar um Tirano, produzida por David Ginsberg e narrada por Peter Dinklage (Tyrion Lannister de Game of Thrones), lança mão de um recurso inovador: em vez de compartilhar com o espectador a repulsa pelos personagens retratados, parte do pressuposto de que ele próprio alimenta delírios tirânicos e se predispõe a ensiná-lo a atingir seus objetivos. Contando com uma edição moderninha e despachada, o formato utilizado chegou a ser chamado de tiktokês (a linguagem do Tiktok).
O curso relâmpago de tirania envolve seis episódios, cada qual com uma lição específica e um tirano exemplar no respectivo segmento: Tome o poder (Adolf Hitler), Acabe com os rivais (Saddan Hussein), Reine pelo terror (Idi Amim), Controle a verdade (Josef Stalin), Crie uma nova sociedade (Muammar Gaddafi) e Governe para sempre (a dinastia norte-coreana).
Destaque pro episódio sobre Saddan, que, em 2 de julho de 1979, protagonizou uma cena de fazer inveja aos roteiristas de Game os Thrones. Nesse dia fatal, ele reuniu os membros do seu partido, o Baath, no parlamento, onde garantiu que “há pessoas nessa sala que se opõem à minha liderança.” Na sequência, um lacaio leu o nome dos conspiradores, que foram levados pro paredão. Mais de vinte foram condenados à morte. Os demais, sentenciados apenas à prisão, foram obrigados a realizar as execuções. “Uma reviravolta sádica?” pergunta Dinklage, apenas pra completar: “talvez. Mas extingue qualquer dúvida sobre o que o novo líder está disposto a fazer para proteger sua autoridade.”
Conteúdo altamente contraindicado pra reais aprendizes de tirano!