Menu

29/12/2023, 14:57

Nati Maia estreia projeto Calendário Artístico Preventivo em janeiro de 2024

Em 2018, com a parceria da fotógrafa Kakau Lossio, a artista e maquiadora brasiliense Nati Maia realizou uma sessão de fotos com o tema Outubro Rosa não apenas para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, mas também para valorizar a mulher por meio de fotos e maquiagens que realçam o empoderamento feminino. A iniciativa foi um sucesso e viralizou nas redes sociais das artistas.  Agora, Maia resolveu estender o projeto para os outros meses que também são de suma importância social. Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, ela dá vida ao inédito projeto C.A.P – Calendário Artístico Preventivo que tem estreia em janeiro de 2024 nas redes sociais. Instagram: @calendario_art_prev.

No total, serão 12 meses de postagens diárias – 365 dias – e 12 ensaios fotográficos que já começaram a ser produzidos em 2023. Cada ensaio utiliza técnicas de maquiagem artística – feitas pela própria Nati Maia – e convida 12 fotógrafos para retratarem cada mês de conscientização, com as cores pré-determinadas de acordo com os meses do ano.

“Cada cor e mês alerta para a importância da nossa saúde física e mental e outros temas como a segurança no trânsito. Essas campanhas de conscientização têm ficado cada vez mais conhecidas nacional e internacionalmente, agindo de forma relevante para ajudar a população a entender melhor temas como a prevenção ao câncer de mama e de próstata, por exemplo”, destaca Nati Maia.

E para cada mês, os modelos serão escolhidos de acordo com a temática mensal, de forma diversificada, selecionando pessoas LGBTQIAPN+, idosos, PCD’s e pessoas negras.

Janeiro Branco – A estreia do projeto será no dia 1º de janeiro de 2024 em homenagem ao Janeiro Branco.  A campanha Janeiro Branco acontece desde 2014 para estimular a sociedade a debater a importância da saúde mental nas relações humanas. Ela foi criada pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão.

“E a cada mês teremos um conceito. Janeiro, por exemplo, as fotos serão tratadas em preto e branco e vamos falar sobre a saúde mental, renovações para o novo ano, dentre outros temas”, adianta.

A campanha “Janeiro Branco” conta com a fotografia de Isabela Bianor e com o modelo Rafa Di Souza. Assistência de maquiagem de Sabrina Mello. Produção: Jefferson Leão. Parceria: Estúdio Laje.

Ações – Além dos ensaios fotográficos produzidos de acordo com a temática e cores de cada mês do ano e suas respectivas postagens, Nati Maia divulgará cada tema por meio da entrega de panfletos físicos em locais estratégicos do Distrito Federal, redes sociais e outros meios de comunicação. Ao final do ano, será criado um calendário da campanha para ser utilizado no ano de 2025. O mesmo será entregue em instituições que trabalhem os temas em comum com o projeto. Haverá ainda uma coquetel com exposição final, para distribuição gratuita deste Calendário, no Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul, com todas as fotografias registradas em Dezembro de 2024.