Menu

18/10/2021, 20:28

No mês das crianças, meuDNA destaca a importância da triagem neonatal

Outubro é o mês que celebramos o Dia das Crianças, mas, mais que dar presentes, os pais querem, podem e devem, zelar pela saúde e bem estar de seus pequenos. A triagem neonatal, por exemplo,  que é feita logo quando o bebê nasce é extremamente importante . 

Hoje, todos os bebês nascidos no Brasil têm o direito ao Teste do Pezinho, capaz de detectar seis doenças. Entretanto, a ciência genética já evoluiu e tornou possível expandir essa triagem.

O  meuDNA Bochechinha, por exemplo,  é um teste de mapeamento genético capaz de identificar a predisposição genética de bebês a mais de 340 doenças raras, graves, silenciosas e tratáveis, desenvolvidas na primeira infância.

O teste é aprovado pela Anvisa e não é invasivo, basta uma coleta de saliva do bebê. A coleta de DNA da bochechinha do bebê é muito rápida, simples e indolor, com o uso de um SWAB bucal, um cotonete especial do kit. Em menos de 1 minuto, é possível realizá-la, sem apresentar nenhum risco. O resultado é disponibilizado online em até 28 dias e pode ser adquirido pelo site da marca, ou em farmácias. 

Caso seja identificado que a criança tem risco aumentado para alguma doença, é importante o acompanhamento de um médico geneticista.

Todas as doenças que podem ser identificadas pelo meuDNA Bochechinha são tratáveis. Algumas de forma simples, como dieta restritiva, evitar situações de risco e mudanças no estilo de vida, até tratamentos mais complexos que envolvem acompanhamento multidisciplinar e uso de medicações específicas. Quanto antes a predisposição for identificada, mais cedo pode-se realizar o acompanhamento médico e maiores as chances de uma vida saudável.