20/05/2019, 17:02
Novo embaixador da Indonésia recebe jornalistas para o Ifatar
por Isabel Almeida
O embaixador da Indonésia, Edi Yusup, recebeu na residência oficial da embaixada, no final de tarde de sábado (19), comunidade do país e jornalistas para o Ifatar, que significa a quebra do jejum do mês do Ramadan, que acontece o nono mês do calendário lunar islâmico. Durante quatro semanas os muçulmanos jejuam desde que o sol nasce até o pôr-do-sol. O interessante é que são servidos primeiro doces e chás, depois pratos salgados.
Numa grande mesa, todos se servem e conversam entre si, após se alimentarem, vão para um outro ambiente para orar, após alguns minutos, voltam para o jantar.
Edi Yusup está apenas três meses no Brasil, mas encontrou muita semelhança do povo brasileiro com o povo do seu país. Cercado por diplomatas da embaixada e comunidade indonésia que vive no Brasil, o embaixador falou um pouco da tradição dos muçulmanos e disse que apesar de 80% da população ser muçulmana, todos convivem bem com outras religiões como católicos e protestantes. Conversando com um diplomata, disse que em Bali- considerada uma das ilhas mais lindas do mundo-, não tem época de férias, lá recebe turistas do mundo inteiro todos os meses, que a cidade fervilha.
O
O jantar, preparado tipicamente com pratos e temperos da indonésia, tinha uma curiosidade, ao invés de prato de louça, a comida era posta numa pequena cesta coberta com papel feito de banana. Sabores e aromas saborosos, sem falar na sopa tradicional, que para eles, quanto mais apimentada melhor.
O evento que foi super restrito, contou com a assessoria da jornalista Fabiana Ceyhan e de mais três veículos, incluindo o meu. No final, a jornalista fez uma longa entrevista com o embaixador que você pode conferir no site: https://brasiliainfoco.com/
Tags: mundo diplomatico