Menu

07/11/2018, 08:00

Novo Governo Ainda é Incógnita

por Eustáquio Ferreira

As eleições para o Governo do Distrito Federal foram marcadas por altos e baixos. A liderança nas pesquisas ora ocupada por uma chapa ora por outra. O eleito, que não estava entre os favoritos de início, venceu de forma convincente, por larga margem.

Sua campanha foi marcada por mensagens destinadas especificamente a segmentos profissionais, como os sindicatos, ou para regiões administrativas. Estas mensagens procuravam identificar demandas especificas dos públicos aos quais se destinavam, estabelecendo compromissos de atendimento das mesmas.

Os quatro anos do Governo Rollemberg foram marcados por declarada falta de recursos. Muitas das metas anunciadas deixaram de ser cumpridas por tais motivos. O governo que se inicia em janeiro próximo terá que superar esta deficiência, não só para recuperar muitas das edificações que demandam reforma urgente, tais como Rodoviária do Plano Piloto, viaduto do Eixão, Teatro Nacional etc. como para atender novos compromissos.

Os partidos que apoiaram as candidaturas de Ibaneis Rocha e Paco Britto contam com políticos com experiência de governo. Alguns nomes, poucos, têm sido cogitados para compor o primeiros escalão. Aqueles indicados, comporiam a equipe de transição.

Tanto os servidores, que não tiveram a reposição salarial da inflação dos últimos quatro anos, assim como a população em geral, que não viu suas demandas atendidas, pelos motivos diversos, guardam forte expectativa de que o novo governo os atenda.