22/02/2023, 09:39
O eco presente no isolamento
por Felipe Lucchesi
Colunista: Felipe Lucchesi
Enquanto o país enfrentava uma pandemia e a ausência de muitas autoridades políticas no combate ao vírus, a artista Beatriz Belintani compartilhava nos seus textos, sentimentos e incômodos, vividos por ela e por grande parte das pessoas: insegurança, solidão, questionamentos, reflexão e o reflexo de tudo isso junto, em uníssono, como um grande eco na mente.
Os textos em 2021, transformaram-se em espetáculo virtual: “ SÓS: ao cair de mim morrerei vivendo ”, com a interpretação da Cia. Queda Livre e dirigido pela artista, e em seguida, foi adaptado para a Literatura, mas dessa vez, unindo as palavras aos sons, transformando os leitores, em ouvintes.
Beatriz contou com a ajuda de Camila Couto, que ficou responsável pela dramaturgia sonora.
As vozes que potencializam o imaginário dos leitores durante a narrativa, são do elenco composto por: Ana Paula Lopez, Fabiana Monsalú, Rafael Costa, além de Beatriz e Camila.
Com objetivo de expandir as possibilidades de acesso a esse trabalho, o projeto financiado coletivamente prevê a doação de 20% dos exemplares para acervos públicos (bibliotecas e museus), escolas e escolas de teatro.
A experiência
Ao abrir o livro: “ SÓS: ao cair de mim morrerei vivendo ” , os leitores são convidados a acessarem através de um QR Code, a playlist (ou cápsulas sonoras) que conduzirá a leitura da narrativa, ou melhor, que transportará para um cenário imaginário, imersivo, através de sons e vozes dos personagens, que invadem a imaginação de quem lê, através de diálogos, por vezes gritos e até sussurros.
Enquanto os olhos acompanham o texto, a mente transforma os sons em imagens e a Literatura pode ser apreciada numa potência ainda mais prazerosa.
É um livro-escuta, é um leitor-ouvinte, é uma ideia que veio para ficar!
Quem é Beatriz Belintani?
Crédito – Fotos – Divulgação
Artista e pesquisadora em teatro, performance, dança, música e vídeo. Bacharel em Comunicação Social e Marketing pela FAAP e Técnica em Atuação pela SP Escola de Teatro. Transita entre as áreas de atuação, dramaturgia, direção e curadoria de projetos artísticos e artístico-pedagógicos desde 2013 e dá aulas de teatro desde 2017.
Dedica-se à criação, pesquisa e prática nas artes cênicas contemporâneas a partir da relação entre estética e política. Investiga narratividades e performatividades com objetivo de propor novas formas de relação e atravessamento que uma obra pode ter com o público.
Serviço
O livro pode ser encontrado para venda no site da editora ou pelos canais da própria artista: Site Oficial ou Instagram pelo valor de R$25 (frete não incluso).
Tags: Ana Paula Lopez, Beatriz Belintani, Camila Couto, Cia. Queda Livre, dramaturgia, espetáculo, Fabiana Monsalú, Felipe Lucchesi, Jornal Alô Brasília, La Lettre, peça, Rafael Costa, Teatro, “SÓS: ao cair de mim morrerei vivendo”