24/06/2020, 13:37
Obras dos papa-entulhos em Santa Maria vão começar
O projeto de construção de dois papa-entulhos em Santa Maria passou por mais uma fase: a assinatura da ordem de serviço. A empresa contratada por R$ 421.353,09 tem prazo de 120 dias, contados a partir de 17 de junho, para erguer os equipamentos públicos que vão receber a entrega voluntária de materiais. A expectativa é que medida ajude a manter as ruas limpas, já que são recolhidos, em média, 60 toneladas por mês na região.
O modelo seguirá os padrões dos outros dez papa-entulhos já em funcionamento no Distrito Federal, que se alteram apenas conforme configurações dos terrenos. O contrato, assinado por um valor 19% menor que a estimativa inicial, vem de verba de emenda parlamentar paga com recursos do GDF. Os equipamentos serão erguidos na Fazenda Saia Velha e no Núcleo Rural Alagado, com gestão do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Engenheiro do SLU, Edmundo Gadelha explica que, em cada ponto, serão instalados quatro contêineres, cada um com cinco metros cúbicos – equivalente a cinco mil litros de capacidade –, para que os moradores despejem voluntariamente entulho, podas, volumosos, materiais recicláveis e óleo de cozinha usado.
O período de descarte vai das 7h às 18h. Cada cidadão pode descartar até um metro cúbico de resíduo por dia, seja com contratação de carroceiros, seja com veículo próprio.