07/04/2022, 21:00
Olho vivo na hora de comprar peixe!
Com a Semana Santa chegando, as pessoas ficam de olho no pescado que vão comprar. Para garantir que a Quaresma seja de paz também para a saúde do corpo e do bolso, uma dica importante é ficar atento à qualidade do pescado a ser adquirido.
A Secretaria da Agricultura (Seagri) alerta os consumidores para que adquiram somente pescados com o selo de inspeção, provenientes de estabelecimentos com registro sanitário. “O selo de inspeção é uma garantia ao consumidor de que aquele produto é fiscalizado pelo Estado, de que existe um controle rigoroso na fabricação daquele produto, buscando a segurança e a qualidade do alimento para o consumo humano”, esclarece o chefe da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), Marco Antônio Martins.
A preocupação é justificada pelos riscos associados ao consumo de pescados que não atendam aos padrões sanitários e de qualidade previstos na legislação. “Existe uma série de doenças transmitidas por pescados que podem comprometer seriamente a saúde das pessoas, seja pelo consumo de pescados deteriorados ou pela presença de substâncias alergênicas ou potencialmente tóxicas ao organismo humano”, explica a veterinária Madalena Coelho, da Dipova.