Menu

01/12/2023, 18:37

ONG entrega prêmio Troféu Solidariedade 2023 na abertura do “Dezembro Vermelho”

Com objetivo de conscientizar, apoiar e quebrar estigmas, o mês de dezembro chegará tingido de vermelho, cor que simboliza a luta contra o HIV/AIDS, causa celebrada no próximo dia 1º. Para marcar a data, a ONG Amigos da Vida realiza solenidade de outorga do Troféu Solidariedade 2023, prêmio que reconhece e homenageia ativistas e parlamentares que se destacaram na promoção e defesa dos Direitos Humanos. A premiação acontece nesta sexta-feira, às 17h, no SESI LAB, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.

“O Troféu Solidariedade é um instrumento de reconhecimento ao trabalho de ativistas dos direitos humanos que se destacaram na luta por um mundo melhor com justiça social, igualdade, liberdade e respeito à vida”, destaca Christiano Ramos, fundador da ONG Amigos da Vida, que atua na promoção e defesa dos direitos humanos de pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Na lista de homenageados: Erika Kokay, deputada federal e psicóloga; Erika Hilton, a primeira deputada federal negra e trans eleita na história do Brasil; Gabriel Magno, deputado distrital e professor da rede pública de ensino; Sonia Maria Geraldes, médica infectologista da SES-DF; Antônio de Pádua, presidente da OSC – Jovem de Expressão; Beth Bógea, ativista de direitos humanos e fundadora do Instituto Bogéa de Educação, Esporte e Música; e Michel Platini, fundador do primeiro Sindicato de Intérpretes de LIBRAS no Brasil e presidente do Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos – CENTRODH. 

“A importância desse prêmio consiste em estimular o trabalho desenvolvido por ativistas na promoção e defesa dos direitos humanos de segmentos da população socialmente mais vulneráveis”, afirma Christiano. A 13ª edição do Troféu Solidariedade elenca o projeto “Impulsione Saúde” da ONG Amigos da Vida.


ONG Amigos da Vida


A organização não governamental Amigos da Vida foi fundada em 2000. Atua na promoção e defesa dos direitos humanos das pessoas LGBTQIAPN+ por meio de atendimento jurídico, psicológico e acolhimento social por equipe multidisciplinar.

Mais sobre os homenageados:

Erika Kokay

Está no 4º mandato de deputada federal. Bancária e psicóloga, começou a vida política na luta contra a ditadura, no movimento estudantil e no movimento sindical, tendo sido a primeira presidenta do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal. Também presidiu o PT e a CUT do DF, além de ter sido, por duas vezes, deputada distrital.

Erika Hilton


É a primeira deputada federal negra e trans eleita na história do Brasil. Foi a presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo em 2021 e 2022, durante seu mandato de vereadora da cidade de São Paulo, tendo sido a mais votada das eleições municipais de 2020. Na cidade, foi autora da Lei que criou o Fundo Municipal de Combate à fome e presidiu a primeira CPI que investigou origens e causas das violências contra pessoas trans e travestis. Atualmente, é presidenta da Frente Parlamentar Mista por Cidadania e Direitos LGBTI+ do Congresso Nacional e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial. Além disso, foi membra titular da Comissão que investigou os atentados golpistas de 8 de Janeiro de 2023 no Brasil. Erika foi nomeada duas vezes pela Revista TIME como uma das cem lideranças da nova geração, em 2021 e em 2023, entrou para a lista das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo, e uma das cinco ativistas globais premiadas pela luta na defesa da comunidade LGBTQIA+ pelo MTV European Music Awards.


Gabriel Magno

É professor da rede pública de ensino e ativista pela educação. Foi eleito deputado distrital (PT-DF) em 2022 e é Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC).  Na Câmara Legislativa, Gabriel tem trabalhado em defesa da educação, dos direitos humanos, estudantis, trabalhistas, culturais, dos pequenos agricultores e pela criação e fortalecimento de políticas públicas educacionais, de saúde e de assistência social para a melhoria da qualidade de vida de toda a população.


Sonia Maria Geraldes


É médica infectologista e está na Secretaria de Saúde do DF desde 2003. Hoje atua no Centro de Doenças Infecciosas e na Policlínica de Planaltina. Acredita que a saúde pública é uma construção coletiva, que envolve recursos financeiros e técnicos, mas é definida pelo engajamento e dedicação dos profissionais. Em cada consulta, exame e cirurgia, devemos cuidar amorosamente e lutar para que todas, todos e todes tenham a seu dispor o que há de mais moderno, sem abrir mão do afeto.


Antônio de Pádua

Mais conhecido como Pádua, atua há 10 anos no Terceiro Setor, em cargos de coordenação de comunicação, gestão de projetos e atualmente é presidente da OSC – Jovem de Expressão. Especialista em projetos sociais focados em produções culturais e esportivas, com foco na juventude da periferia. Atuação em projetos de empreendedorismo social, saúde, prevenção a violência, drogadição e projetos de empoderamento juvenil. Entre os principais projetos estão o Festival Elemento em Movimento e o Programa Jovem de Expressão.

Beth Bógea


É ativista de direitos humanos, fundadora do Instituto Bogéa de Educação, Esporte e Música e atua no terceiro há mais de 20 anos quando começou ainda de maneira voluntária a oferecer reforço escolar a crianças, adolescentes e jovens da comunidade do Paranoá e Itapoã. Hoje atua como mentora de negócios sociais, elabora projetos, ministra cursos de elaboração de projetos por todo o Brasil e faz gestão de projetos, com especial atenção ao atendimento de meninas, mulheres, mães e mulheres pretas. Formada em comunicação, com MBA em gerenciamento de projetos e MBA em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global, defende que a sua melhor formação tem sido a sua experiência na rua frente às lutas sociais do país.

Michel Platini

É intérprete de LIBRAS, fundador do primeiro sindicato da categoria no Brasil. Presidente do Estruturação, Grupo LGBT+ de Brasília e do Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos – CENTRODH.


Serviço
Troféu Solidariedade 2023

Data: 1º de dezembro de 2023, sexta-feira
Horário: 17h
Local: SESI LAB – Setor Cultural Sul, Bloco A, Asa Sul Brasília – DF. Ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.
Realização ONG Amigos da Vida