Menu

05/10/2020, 22:32

Ônibus da Mulher chega a Ceilândia e Samambaia e reforça o Outubro Rosa

Para detectar e prevenir o câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos de idade, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) levou para as unidades de pronto atendimento (UPAs) da Ceilândia e de Samambaia nesta segunda-feira (5) dois consultórios de atendimento móvel, o chamado Ônibus da Mulher.

A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, promovida pela SES-DF em parceria com o Instituto de Gestão Estratégia de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), a Secretaria da Mulher e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Hoje também começou no Hospital de Base (HB) um mutirão médico para zerar a fila de 55 mulheres que aguardam por cirurgias para retirada de câncer de mama e câncer ginecológico, além de pacientes com doenças relacionadas a nariz, garganta e ouvidos. Com mais de 50 profissionais, a força-tarefa atuará até o final deste mês, integrando a programação do Outubro Rosa.

Prevenção

A superintendente de Atenção Pré-hospitalar do Iges-DF, Nadja Carvalho, explicou que os exames preventivos são realizados no Ônibus da Mulher. As pacientes com suspeitas de câncer de mama serão encaminhadas para exames no Hospital de Base ou no Hospital Regional de Santa Maria, ambos administrados pelo instituto.