Menu

29/10/2019, 07:17

Operação “Dark stage”: PCDF, com o apoio do MPDFT, investiga desvio de recursos do FAC

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na operação “Dark stage”. O objetivo é obter informações sobre desvios de recursos da Secretaria de Cultura e das administrações regionais na contratação de shows. As investigações são conduzidas pela Divisão Especial de Repressão à Corrupção (Decor) da Polícia Civil do Distrito Federal com o apoio das Promotorias de Justiça Regionais de Defesa dos Direitos Difusos (Proregs) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

As informações obtidas na operação servirão para subsidiar a atuação das Proregs no combate ao desvio de verbas destinadas à cultura. O Ministério Público já entrou com diversas ações de improbidade administrativa contra envolvidos em irregularidades na contratação de artistas. Até o momento, foram obtidas nove condenações. Outras ações aguardam julgamento pela Justiça.

Segundo o promotor de Justiça Bernardo Matos, da Proreg do Paranoá, “a investigação da PCDF e, especificamente, a operação de hoje, é importante porque pode trazer elementos novos para esclarecer o contexto mais amplo em que aconteceram as inúmeras irregularidades ocorridas na contratação de serviços artísticos pelo GDF, principalmente no período entre 2011 e 2013, como alertado pelo Relatório de Auditoria Especial nº 5/2014”.