Menu

10/01/2024, 15:31

“Os Tapetes Contadores de Histórias” com nova temporada

Foi viajando pelo mundo e pelos quatro cantos do Brasil, colhendo contos por onde passaram, e pesquisando culturais tradicionais, que o coletivo hoje tem, em seu repertório, 60 obras montadas. E parte delas poderão ser visitadas e assistidas ao longo dos dois meses que estarão em cartaz na CAIXA Cultural Brasília, de 10 de janeiro a 3 de março de 2024.

Além da exposição, aberta para visitação de terça a domingo, das 9h às 21h, o grupo vai apresentar, de quinta a domingo, 28 sessões de contação de histórias, sendo duas com tradução para Libras, e realizar uma oficina de formação para contadores. Toda a programação é gratuita, de classificação livre para todos os públicos, e a visitação será mediada por monitores, que irão incentivar as crianças na experiência lúdica da leitura e da descoberta.

As narrativas costuradas e bordadas à mão – pelo próprio grupo – em coloridos bonecos, vestimentas, tapetes, caixas, painéis e livros, ganham vida na voz e interpretação dos integrantes do coletivo. Entre os textos interpretados, estão contos de tradição europeia, africana, latino-americana e brasileira.Dos autores brasileiros, que têm seus textos transpostos em cenários e personagens, estão Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade. E de outras nacionalidades, serão apresentados os tapetes do projeto francês Raconte-Tapis, e painéis e livros de pano do peruano Manos que Cuentan. Ao lado de cada obra, vai estar exposto o livro correspondente. Especial para o público de Brasília, Os Tapetes Contadores de Histórias irão apresentar, em primeira mão, novos cenários e contos, sendo: um poncho e um pergaminho, para narrar mitos gregos; um grande bolo de aniversário, para um conto popular norte-americano; e pranchas para ilustrar um mito diluviano do povo indígena Yekwana, etnia do noroeste de Roraima.