24/09/2022, 18:23
Os três porquinhos mais estudiosos de todos os clássicos
por Felipe Lucchesi
Colunista: Felipe Lucchesi
A clássica história: “Os três porquinhos” encanta gerações até os dias atuais e assim como tudo e todos, os personagens também mudaram com o decorrer do tempo.
Prova disso é o espetáculo: “Os três porquinhos” adaptado e dirigido por Pitty Webo, no qual as crianças além de se divertirem com Puffy, Poffy e Piffy , também aprenderão com eles, afinal, mais do que nunca, estão muito estudiosos, focados em aprofundarem seus conhecimentos sobre língua inglesa, astronomia, tabuada, entre outros assuntos.
Como conhecimento sempre é bem-vindo, desta maneira, pais e mães que acompanharão os pequenos espectadores, também são convidados a participarem da grande aula.
O elenco é formado por Claudio Marinho, Felipe Rua, Pitty Webo e Victor Di Lourenço e fará única apresentação no Teatro J. Safra em São Paulo, capital.
Sinopse
Os porquinhos Puffy, Poffy e Piffy vivem numa floresta. Puffy é estudioso, Poffy é guloso e preguiçoso, Piffy é medrosa. Eles precisam se unir porque o inverno está chegando e com ele a ameaça de um faminto lobo, que logo se mostra divertido e atrapalhado.
Entrevista com a Atriz e Diretora
Pitty Webo
Felipe Lucchesi (Jornalista) – Quais cuidados você tem ao adaptar e dirigir um espetáculo para o público infantil?
Pitty Webo (Atriz e Diretora) – Um espetáculo para crianças precisa ser dinâmico e a história precisa ser bem contada. Eu acredito que adaptar uma obra tão conhecida demanda diversos desafios, mas o principal deles é fazer a plateia se surpreender. Eu tenho um profundo respeito por crianças. Dirigir espetáculos para o público infantil significa entrar neste universo e se conectar com a inocência, a diversão e os medos.
Felipe Lucchesi (Jornalista) – Há uma preocupação em também entreter os pais e mães na plateia?
Pitty Webo (Atriz e Diretora) – Sim! Eu sinto uma enorme vontade de fazer com que mães e pais também se divirtam e se identifiquem com a história e com os personagens. Além, claro, de possibilitar um retorno a sua infância.
Felipe Lucchesi (Jornalista) – Por qual motivo a escolha de “Os três porquinhos”? O que achou nessa história que outras clássicas não tinham?
Pitty Webo (Atriz e Diretora) – O motivo foi o desafio de contar uma história conhecida, de um jeito novo. Eu sempre amei os clássicos da dramaturgia infantil como Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e João e Maia. Mas acredito que estas histórias eram contadas de maneira muito cruel em gerações anteriores. Eu me pergunto: como contar Os Três Porquinhos para a geração atual? Hoje, sinto que trazer mais autonomia para os personagens resolverem os próprios conflitos pode ser a saída ideal para que o público se identifique e sinta-se transformado.
Crédito – Fotos – Aline Bittencourt
Felipe Lucchesi (Jornalista) – Atuar num espetáculo para o público infantil torna o elenco mais atento no palco, por muitas vezes ter que lidar com a interação de uma criança da plateia? Como lidam com isso?
Pitty Webo (Atriz e Diretora) – Sim, o elenco tem que ficar muito atento. Em nosso espetáculo, quebramos a quarta parede e falamos diretamente com a plateia em vários momentos. Ou seja: TUDO pode acontecer! Essa é a mágica de atuar em um espetáculo para o público infantil. O ator que faz peça para crianças fica preparado para encarar qualquer tipo de desafio.
Felipe Lucchesi (Jornalista) – Qual feedback de algum pai ou mãe mais lhe marcou?
Pitty Webo (Atriz e Diretora) – Sim! Uma vez uma mãe disse que estava assistindo pela nona vez! Pois a filha pedia para assistir a peça todas as semanas.
Ficha Técnica
Texto e direção: Pitty Webo
Elenco (em ordem alfabética): Claudio Marinho, Felipe Rua, Pitty Webo e Victor Di Lourenço.
Desenho de figurino e caracterização: Pitty Webo
Costureira e modelista: Joana Sales
Assistente de figurinos: Lulu
Desenho de cenário: Pitty Webo
Marceneiro: Reinaldo Lopes
Montagem de cenário: Rodrigo Pereira
Trilha sonora: Pitty Webo
Arranjos: Victor Di Lourenço
Preparação corporal: Pitty Webo
Desenho de luz: Pitty Webo
Ilustração: Marilena Saito
Crédito do fotógrafo: Jeronimo Gomes
Transportador oficial: ML Entregas Urgentes
Administração e promoções: Gabriele Oliveira
Produção Executiva e Marketing cultural: Caroline Santana
Realização: Companhia Pitty Webo Arte & Cultura Ltda.
Serviço
“Os Três Porquinhos”
Gênero: Infantil
Duração: 40 min
Classificação: 2 anos
Data e horário: dia 25 de setembro de 2022, às 11h30
INGRESSOS: de R5 5 a R$ 10 reais
Crianças a partir de 2 anos pagam meia entrada em qualquer setor.
Crianças de 1 ano e 11 meses ou menos não pagam (ficando no colo do responsável) mediante a apresentação de documento comprovando a idade.
Ingressos online: https://www.teatrojsafra.com.br
Bilheteria
Quartas e quintas – 14 às 21h
Sextas, Sábados e Domingos – 14h até o horário dos espetáculos
Vendas online:
Aceita os cartões de débito e crédito: Amex, Dinners, Elo, Mastercard, Visa e Hipercard. Não aceita cheques.
Telefone da bilheteria: (11) 3611-3042 (011) 3611 2561
TEATRO J. SAFRA
Endereço: Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3611-3042
Abertura da casa: 2 horas antes de cada horário de espetáculo, com serviço de lounge-bar no saguão do Teatro.
Capacidade da casa: 627 lugares
Acessibilidade para deficiente físico
Estacionamento:
Valet Service (Estacionamento próprio do Teatro) – R$ 30
Tags: adaptação, Aline Bittencourt, ator, atriz, clássico, Claudio Marinho, diretora, elenco, espetáculo, Felipe Lucchesi, Felipe Rua, Infantil, Jornal Alô Brasília, Os três porquinhos, Pitty Webo, São Paulo, Teatro, Teatro infantil, Teatro J Safra, versão, Victor Di Lourenço