12/05/2023, 08:37
Oscar Niemeyer: Linhas e Luzes
A YDreams Global e o ParkShopping, com apoio da Fundação Oscar Niemeyer, apresentam em Brasília a exposição inédita Oscar Niemeyer: Linhas e Luzes. Os ingressos para essa experiência imersiva sobre a obra de um dos principais arquitetos do Brasil e do mundo já estão à venda e podem ser adquiridos por meio da Fever: https://feverup.com/m/128381, nos valores de R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). O período para visitação será do dia 11 de maio (quinta-feira) a 22 de junho (quinta-feira), na Praça Central do ParkShopping. A exposição celebra os 40 anos do centro de compras e experiências e é também um presente à capital federal.
“Para nós da YDreams é uma honra trazer para Brasília o legado de Oscar Niemeyer de uma maneira completamente nova e envolvente. Uma exposição imersiva e interativa que celebra as linhas arrojadas e os traços elegantes do arquiteto, realçados por luzes, o que torna a mostra surpreendente e fascinante.”; explica Karina Israel, CEO da YDreams Global.
A mostra inédita mergulha nas sensações causadas pelas formas, linhas, luzes e cores da obra de Oscar Niemeyer, com recursos tecnológicos, desenhos e esculturas em neon e técnicas de light painting. O circuito da exposição aborda épocas e trabalhos desenvolvidos por Niemeyer, que são retratados por meio dos recursos imersivos e contam com telas interativas com informações complementares sobre o arquiteto.
Oscar Niemeyer desenvolvia projetos para usufruto do ser humano. Para tanto, buscava em suas obras uma combinação perfeita entre os materiais, explorando aberturas e fechamentos, transparências, movimento, vãos livres, reflexos, curvas e formas.
“Niemeyer dizia que na sua arquitetura era importante causar surpresa, buscava sempre apresentar algo inovador. A proposta desta exposição é justamente trazer ao grande público a sua obra de uma maneira diferente. Neste momento em que completaram 10 anos sem Oscar Niemeyer, é importante reforçar o papel que ele teve na arquitetura mundial e o legado que nos deixou. Nem todos sabem, por exemplo, que ele é responsável pelo projeto da Sede das Nações Unidas, é um caso raro de arquiteto ter diversas obras selecionadas como patrimônio da humanidade. O próprio acervo da Fundação Oscar Niemeyer tem o registro internacional do programa Memória do Mundo da UNESCO.”; comenta Ricardo Niemeyer, diretor da Fundação Oscar Niemeyer.
Com sete salas imersivas, o circuito desta exposição convida o público a interagir com a grandiosidade do arquiteto, por meio de uma estética que ressalta seus traços ao explorar a combinação dos materiais, abordando as características principais das obras realizadas por Niemeyer: a surpresa do concreto armado suspenso, a forma circular inusitada e o vazio do vão livre, dentre outros projetos icônicos e monumentais.