02/10/2018, 16:24
Outubro rosa: se toca, mulher!
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos/ história reprodutiva, fatores comportamentais/ ambientais e fatores genéticos/hereditários. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença, mas isso tem mudado. Houve um aumento na incidência de câncer de mama em mulheres jovens na última década. Em mulheres com menos de 35 anos, a incidência no Brasil hoje está entre 4% e 5% dos casos.
SINTOMAS
A principal manifestação da doença é o nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor. Ele está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja também é sintoma, assim como alterações no mamilo. Fique atenta também se aparecer algum nódulo na axila ou no pescoço e a qualquer saída de líquido anormal das mamas. Vale lembrar que grande parte dos casos são assintomáticos.
AUTOEXAME
O autoexame deve ser praticado mensalmente entre o 7º e o 10º dia contados a partir do 1º dia da menstruação. As mulheres que não menstruarem devem escolher um dia do mês.
PROGRAMAÇÃO LOCAL
O cettro (Centro de Câncer de Brasília) e Vitta (Centro Avançado de Radioterapia) realizam hoje o talk show “Pink Power”. O evento acontece no teatro do Brasília Shopping, às 19h. Presentes estarão os oncologistas, que vão abordar temas como detecção de câncer e avanços na medicina personalizada. Tudo acontece de forma gratuita.
6 DICAS PARA PREVENIR O CÂNCER DE MAMA, SEGUNDO ESPECIALISTAS:
1- Examine-se: Faça o toque nas mamas sempre.
2- Vá no Ginecologista e faça mamografia.
3- Pratique atividades físicas.
4- Alimente-se bem!
5- Reduze álcool e cigarro.
6- Bem-estar mental: reserve um tempo para fazer o que gosta