Menu

23/08/2021, 09:00

Padre Katê fala sobre ações sociais e futuro na política do Distrito Federal

Antônio Francisco Gomes Barros, apelidado carinhosamente de “Katê” por sua família e amigos, possui uma experiência de vida extensa e que adotou o sacerdócio como estilo de moral e ética quando estava prestes a completar 20 anos de idade. Padre residente na Paróquia São João Batista, localizada em Taguatinga Norte, Katê que concorreu nas eleições de 2014 revela que irá participar novamente da corrida política como candidato a Deputado Distrital em 2022.

Em entrevista exclusiva ao jornal Alô Brasília, o padre Katê fala sobre como enxergou a necessidade de se inserir na política:“Desde sempre o papel da igreja foi interagir e contribuir com ações, sempre fazemos isso na paróquia, através projetos sociais. Enxergo em um cargo político uma maneira de estender essas ideias para mais lugares”, revelou o padre.

Quais os planos dos candidatos e candidatas para as políticas publicas? Essa é uma pergunta que fazemos a cada ciclo eleitoral e segundo Katê esse é objetivo principal da sua candidatura como distrital. “Inicialmente é necessário deixar claro que não tenho intenção alguma de construir novas instituições sociais, o meu desejo é basicamente fortalecer e ampliar as que já existem”, disse o futuro candidato.

FOCO NA EDUCAÇÃO

Quando questionado sobre pautas que possam ser o carro-chefe de sua candidatura, o padre revela que a educação é o que mais tem chamado sua atenção e ressaltou a importância dessa área para um crescimento da população. De modo a contribuir com todas as ideias sociais que ele já pratica com a igreja. “Procuro fazer parte de uma política partidária, em que tenho esperança de poder despertar de modo mais efetivo as consciências para acertar os passos em busca do bem comum e de melhorias para a sociedade do Distrito Federal. Busco viver com amor ao próximo, com princípios de justiça, além de querer agregar a estrutura do Estado aos serviços prestados aos cidadãos que mais carecem da presença efetiva deste e sabe que a educação é capaz de transformar para melhor”, finalizou.

AÇÕES DE ACOLHIMENTO

Conhecido por muitos como um padre acolhedor, Katê que já foi Coordenador-Geral da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Brasília entre 2013 e 2014, fundador de vários movimentos e instituições dentro da Igreja Católica e em outras instituições sociais como a Comunidade de Vida e Aliança – Renascer com Maria, em que objetiva cuidar das pessoas empobrecidas, em situação de rua com alimento corporal e espiritual, busca em um cargo político a oportunidade de fazer a diferença, podendo ser o segundo padre a ocupar um cargo político no Distrito Federal.