19/01/2021, 22:12
Pandemia: DF Legal atuou em mais de 540 mil vistorias
Após ultrapassar os 300 dias de fiscalização aos protocolos de combate à Covid-19, a Secretaria DF Legal alcançou a marca de 541.750 vistorias ao comércio por todo o Distrito Federal. Desse total, 528 foram multados e 1.853 foram interditados por descumprimento de medidas sanitárias. Os dados se referem ao período entre os dias 23 de março de 2020 e 17 de janeiro de 2021.
A Secretaria DF Legal dá ênfase às fiscalizações de atividades comerciais, como bares, restaurantes, feiras, shoppings, entre outros. Nesse período, a pasta se dedicou desde as ações educativas, ainda no início da pandemia, até medidas mais duras, como a interdição de comércios que insistem em colocar em risco a vida dos brasilienses.
Diariamente são convocadas cinco equipes por turno, de domingo a domingo, para a fiscalização de estabelecimentos comerciais por todo o Distrito Federal. Nesse período, mais de 82 mil pessoas foram abordadas, sendo que 240 foram multadas por se recusarem a usar máscaras, até o último domingo (17). Apesar da dedicação à fiscalização ao comércio, maior foco de transmissão da Covid-19, a Secretaria DF Legal continuou sua atuação frente ao combate às invasões de terras públicas e ao descarte irregular de resíduos sólidos. Em todo o ano de 2020, a pasta alcançou a marca de mais de 2,5 milhões de m² devolvidos à população, por meio da Operação Pronto-Emprego. Desde agosto do último ano, a atual gestão da secretaria tem atuado para evitar a consolidação de ocupações irregulares. As equipes recebem denúncias, por meio de ouvidorias e demandas de administrações.