17/01/2019, 12:04
Parlamentares visitam Instituto Hospital de Base para conhecer modelo de gestão
Uma das funções de um Deputado Distrital é acompanhar e fiscalizar o poder executivo. Com este objetivo, os deputados Valdelino Barcelos, Jorge Vianna e o presidente da CLDF, Rafael Prudente, fizeram uma visita surpresa ao Instituto Hospital de Base do DF. “Nós teremos uma reunião com o governador para avaliar o modelo de gestão do IHB e queremos saber o que a população está sentindo, por isso viemos pessoalmente conversar com os servidores e pacientes”, explicou Valdelino.
Entre os avanços, após a criação do instituto, segundo os pacientes, está a melhoria na higiene, limpeza, horário das refeições e medicamentos, que praticamente não faltam em estoque. “O atendimento por parte dos médicos e demais servidores também foi elogiado pela maioria dos pacientes”, acrescentou Valdelino Barcelos. Para o deputado Rafael Prudente, “o que vimos foi uma avaliação positiva, em comparação com os demais hospitais do DF”.
Mesmo com alguns progressos, a população ainda reclama de cadeiras quebradas para os acompanhantes, poucos leitos e macas antigas. “Os banheiros do pronto socorro estão em situação precária”, lamentou a familiar de um paciente.
O servidor público Meireles, internado por ter sofrido um infarto no último sábado, elogiou a atitude dos parlamentares em fazer a visita surpresa e noturna: “é disso que estamos precisando, deputados atuantes, perto da população”.
Entre os servidores da saúde, também existem elogios e reclamações. Para o cirurgião Ricardo Rezende, mais cirurgias poderiam ser feitas. “Não sentimos que houve crescimento na quantidade de procedimentos cirúrgicos. É claro que precisa melhorar, mas apesar disso, temos visto o hospital funcionar bem”.
Na ala da cardiologia, dos 47 leitos existentes, haviam 46 pacientes. Para atendê-los, apenas 4 técnicos em enfermagem e 1 enfermeira. “Essa realidade precisa mudar. Estamos confiantes de que os avanços serão constantes daqui pra frente e que todo o Distrito Federal será remodelado”, concluiu Valdelino Barcelos.