Menu

03/04/2021, 10:11

Pela primeira vez, Ponte Costa e Silva vai passar por uma grande reforma

Com 45 anos de existência, a ponte Costa e Silva, uma das quatro que cortam o Lago Paranoá, vai passar por sua primeira reforma de grande porte na história. A estrutura será recuperada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com investimento de R$ 13.594.231,88. A previsão é de que a obra dure 18 meses.

Neste valor de R$ 13,5 milhões estão incluídos a elaboração do projeto executivo, o reforço estrutural das vigas da ponte, manutenção das juntas de dilatação e das sinalizações náuticas e viárias, recapeamento funcional das três faixas de asfalto, instalação de um novo guarda-corpo e melhoria no escoamento de águas pluviais, pintura, entre outros serviços. Tudo para que ela aumente a vida útil em pelo menos 15 a 20 anos e ofereça mais qualidade e segurança para a população.

“Essa será realmente a primeira grande reforma depois da inauguração dela. Ela foi reformada quando passou de duas para três faixas, mas depois disso não teve mais. Essa é a primeira reforma que vai abranger a manutenção da estrutura”, explica Carlos Feijão, coordenador da unidade de gerenciamento de obras de arte especiais da Novacap.

Os trabalhos estão a cargo da Concrepoxi Engenharia Ltda e a obra deve gerar 300 empregos, entre diretos e indiretos. Durante todo o serviço não está programada a interdição completa da ponte – apenas interrupções parciais, quando ocorrerem reparos relacionados ao asfalto.