Menu

18/08/2022, 14:43

Pessoas com deficiência podem solicitar alteração do local de votação até hoje

Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem pedir para que seus títulos eleitorais sejam transferidos para locais adaptados, até esta quinta-feira (18). A solicitação deve ser feita por meio de requerimento em cartório eleitoral pelo próprio eleitor, munido de documento oficial com foto ou por meio de curador, apoiador ou procurador. As eleições para deputados, senadores, governadores e presidente estão marcadas para os dias 2 e 30 de outubro deste ano.

Para Ester Alves Pacheco, presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi) – primeiro movimento no Brasil na área da pessoa com deficiência intelectual e múltipla -, a medida é extremamente positiva. “Ao permitir a alteração do local de votação para ambientes adaptados, possibilita-se que mais pessoas com deficiência possam votar. Dessa forma, é exercido o direito à cidadania, que é um direito que deve ser garantido para todos”, explica.

Sobre a Fenapestalozzi – Fundada em 28 de agosto 1970, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi) é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, que visa a defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades assim como suas famílias, atuando nas áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, lazer, entre outras.

A Federação Nacional representa o Movimento Pestalozziano e tem por finalidade integrar as 235 afiliadas que estão presentes nas 5 regiões do país distribuídas em 20 estados e no Distrito Federal. Juntando esforços, por meio das Associações Pestalozzi, é possível implementar medidas técnicas, científicas e administrativas em todo território nacional, com o objetivo de proporcionar às pessoas com deficiência condições para o exercício pleno de seus direitos como cidadãos comuns.

A federação visa garantir os direitos das pessoas com deficiência e luta diariamente por ações sociais e políticas públicas que interajam e desenvolvam a autonomia e independência dessas pessoas, capacitando-os para o futuro.