Menu

14/09/2021, 19:44

Policlínica de Sobradinho oferece reabilitação pós-covid

As sequelas pós-covid são variadas e podem envolver a parte neurológica dos pacientes. É o caso de Clarice Barbosa, 36 anos, que contraiu a doença em junho de 2020 e, com dez dias de dor de cabeça, febre, tosse e coriza, começou a notar dormência nas mãos e língua. Foi para o Hospital Regional de Sobradinho (HRS), onde ficou três dias. Em seguida, deu entrada no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e passou mais sete dias internada.

Clarice, que atua como doméstica, teve perda e limitações nos movimentos e comprometimento na fala. Inicialmente, fez tratamento com neurologista ainda no HUB e, depois, passou a fazer sessões com fonoaudióloga também no hospital.

Em janeiro deste ano, ela procurou a Policlínica/Ambulatório de Saúde Funcional de Sobradinho para receber reabilitação neurológica pós-covid. O tratamento começou pela fisioterapia e, atualmente, inclui sessões semanais de terapia ocupacional.

Segundo a terapeuta ocupacional Juliana Costa, que acompanha Clarice, o tratamento é realizado de maneira individualizada e de acordo com a queixa de funcionalidade do paciente. “A duração [do tratamento] é variada, pois depende de cada quadro de evolução”, pontua.