06/08/2019, 10:28
Práticas inovadoras em educação são destaque na CLDF
Em menos de suas semanas, o Governo do Distrito Federal (GDF) entregou para a Concerto de violinos de estudantes de Santa Maria; Infozine, do Paranoá; Matemática para Todos, da Asa Sul e Mulheres Inspiradoras, do Sol Nascente, foram alguns dos projetos apresentados em audiência pública sobre práticas inovadoras na educação pública na tarde desta sexta-feira no plenário da CLDF. O mediador do encontro, deputado Leandro Grass (Rede), destacou que além de reconhecer os bons projetos, valorizar os professores, a intenção é possibilitar que essas práticas se multipliquem e iniciar um movimento para expor continuamente tais iniciativas, em um “gesto de amor à educação”.
Entre os projetos “inspiradores”, na acepção de Grass, alunos de diversas faixas etárias, do Centro de Ensino Fundamental Santos Dumont, escola que fica em Santa Maria, apresentaram um concerto de violinos. O projeto de musicalização teve início em 2006, com oficinas de instrumentos de sopro, e expandiu para outros instrumentos musicais.
Com a presença dos alunos nas galerias, o professor de Filosofia, Vinicius de Silva Souza, do Centro de Ensino Médio 1 do Paranoá, apresentou o projeto “Infozine”. Há cinco anos ele e os alunos desenvolvem o produto que mescla informativo com material literário e artístico. Segundo Souza, o objetivo da ferramenta é dar protagonismo ao estudante em trabalho construído coletivamente. Racismo, paraolimpíada, gravidez na adolescência e suicídio foram temas de edições do Infozine, que tem desdobramentos nas redes sociais. Também daquela cidade, crianças da Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (CAP) relataram suas vivências na educação integral.
O projeto “Matemática é para todos”, desenvolvido pelo Centro de Ensino Fundamental Caseb, na Asa Sul, pauta-se pela execução de problemas matemáticos em grupos colaborativos no contra turno da escola. Já o projeto “Mulheres Inspiradoras”, do Centro de Ensino Fundamental 28, do Sol Nascente, lida com a questão da violência contra as mulheres. Na avaliação do deputado Fábio Felix (PSOL) os projetos apresentados reforçam alternativas “neste momento em que assistimos a projetos pedagógicos retrocedentes”.
comunidade de Samambaia dois Centros de Educação da Primeira Infância (Cepi). Inaugurada a unidade Bambu, localizada na Quadra 208 daquela cidade.
A cerimônia de entrega das instalações contou com a presença do vice-governador Paco Britto, acompanhado da esposa Ana Paula Hoff, o secretário de Educação do DF, Rafael Parente, e demais autoridades.
Entre as novidades apresentadas para o setor, está prevista a inclusão, até o mês de setembro deste ano, de um projeto-piloto de inclusão destinado a crianças autistas e com Transtornos Global do Desenvolvimento (TGDs), conforme informou a diretora do Cepi Bambu, a neuropsicopedagoga Ana Paula Soares. Para ela, esses centros representam uma esperança relacionada à Educação.
A unidade de Bambu vai oferecer 174 novas vagas em creche para crianças entre quatro meses e três anos de idade. O mesmo número de vagas foi destinado ao Cepi Azulão, inaugurado também pelo vice-governador, na última segunda-feira (29/7). Paco Britto anunciou que o governo equipará a terceira e próxima creche da região – o Cepi Bem-Te-Vi.