Menu

31/10/2021, 11:51

Prêmio Profissionais da música chega na 6ª edição

A conclusão da 6ª edição do evento Prêmio Profissionais da Música (PPM), uma das maiores premiações do setor musical do Brasil, acontecerá entre 03 e 07 de novembro, dando continuidade à proposta de valorização de toda a cadeia do negócio da música, desde os bastidores, passando pela obra em si, até sua distribuição, abarcando os segmentos Criação, Produção e Convergência. Nesta edição, ao Slogan “Do Analógico ao Digital, Viva o Direito Autoral”, soma-se outro por força das circunstâncias: “De Brasília para o Mundo, 100% online”. 

Como uma das marcas do PPM é a atmosfera de emoção, sempre presente às cerimônias de premiação e eventos paralelos, a organização do evento trabalha para ir além da exposição e reconhecimento de 105 categorias de profissionais da música, envolvendo 482 finalistas representando 19 estados brasileiros e o Distrito Federal (destes, 55 são do DF) e buscando romper o distanciamento, típico de eventos digitais, com atrações especiais e muitas surpresas. A presença do público também é mais que bem-vinda, com toda a programação aberta e gratuita à participação mediante inscrição na plataforma Sympla.

Certamente o número recorde de categorias e as personalidades escolhidas para simbolizar a edição, já renderão momentos memoráveis. Pela primeira vez, o PPM homenageará mulheres, e três de uma vez. 
Representando os pilares Produção e Convergência, a 1ª noite de premiação destacará a inestimável contribuição da instrumentista e professora de música Odette Ernest Dias e da radialista/jornalista Patrícia Palumbo para a música brasileira. Encerrando a programação, a segunda noite de premiação, representando o pilar Criação, homenageará a saudosa, inesquecível e inigualável cantora Cássia Eller.
A emoção da confraternização entre os participantes sempre marcou o PPM, e é nosso desafio manter o calor humano em alta. Mas, se por um lado a pandemia nos tirou a alegria do encontro, as possibilidades do contato digital que se ampliaram nesse ‘novo normal’, nos permitiram globalizar o evento para promover troca de experiências e atrações para além das fronteiras do nosso país. Este mercado está muito sensibilizado e todos merecem esse congraçamento, esse reforço e reconhecimento de que somos muitos, valorosos e, principalmente, necessários”, afirma Gustavo Vasconcellos, idealizador da premiação.

As novidades serão muitas, a começar pelo formato digital. Depois de cinco edições presenciais realizadas em Brasília, com a participação de profissionais vindos dos quatro cantos do Brasil e de outros países, o PPM foi adiado de 2020 para 2021 pela esperança no recrudescimento da pandemia, o que, infelizmente, ainda não se alcançou de forma segura. Mas com inventividade, relevância e tecnologia, o público do evento, formado pelos mais diversos agentes, artistas e profissionais do mercado que envolve a música, poderá participar de uma extensa programação a ser acessada gratuitamente, mediante cadastro na plataforma Sympla, espaço que abrigará o PPM.