08/08/2023, 22:10
Primeira edição do LABAREDA, festival de curtas LGBTQIA+
Brasília abraça mais uma iniciativa que visa fortalecer o cenário cinematográfico local com a primeira edição do LABAREDA – Festival de Curtas-metragens LGBTQIA+. Com entrada gratuita, o evento, realizado pela Saturno Cultural e Villa-Lobos Produções, ocupa o Espaço Cultural Renato Russo (ECRR) nos dias 12 e 13 de agosto com workshops, masterclasses, mostra competitiva e exibições de curtas-metragens, além de apresentações de DJs e pocket show.
O LABAREDA emerge como uma proposta inovadora para enriquecer a cultura brasileira através da perspectiva das identidades LGBTQIA+, solidificando Brasília como um pólo significativo para o cinema nacional. Além disso, a iniciativa tem como objetivo promover e acolher narrativas que refletem a diversidade presente na sociedade, oferecendo um espaço inclusivo para os amantes da sétima arte, cineastas, artistas, acadêmicos e o público em geral.
O primeiro dia do Festival tem início às 14h, com o workshop Produção de conteúdo audiovisual digital em dispositivos móveis ministrado pela cineasta e produtora cultural Nathalya Brum. Na atividade, ela aborda técnicas básicas de captação e edição de imagens para produção de vídeos em celulares. Às 17h, o público confere a abertura da Mostra Lume, com exibição de quatro curtas selecionados pela curadoria do festival, seguida de um debate com os realizadores. Às 18h50, a área externa do ECRR recebe uma performance artística circense com direito a show de pirofagia. Depois, às 19h30, começa a Mostra Labareda, etapa competitiva do Festival, com a exibição de seis curtas, também seguida de debate com os realizadores e outra performance circense. A noite finaliza com música ao som das batidas da DJ Ella Nasser.
A intérprete cultural Tatiana Elizabeth abre as atividades do segundo dia, também às 14h, à frente da masterclass Cinema e acessibilidade, na qual aborda as diferentes formas de tornar um produto ou conteúdo audiovisual acessível às pessoas com deficiência. Às 16h, mais quatro curtas são exibidos na Mostra Lume, seguida da apresentação dos últimos curtas da Mostra Labareda. Ambas as sessões são sucedidas por debates dos realizadores.
Após as mostras, a DJ Úrsula Zion comanda a pista e, na área externa, mais uma apresentação de pirofagia encanta o público. O encerramento do Festival é marcado pela premiação da mostra competitiva que contemplará duas obras com os prêmios Labareda, escolhido por um júri técnico, e Flamejante, mais votado por júri popular. Quem encerra o festival é Tonhão Nunes, apresentando um pocket show que promete coroar a primeira edição do LABAREDA.
Em paralelo, o festival também recebe uma feira de expositores, permitindo que artistas e empreendedores locais compartilhem suas criações e produtos. Além disso, um café aconchegante estará disponível no foyer, encorajando o público a interagir e debater sobre os filmes apreciados.
A participação no festival é gratuita mediante retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão.
PROMOVENDO A INCLUSÃO
Um aspecto fundamental do LABAREDA é a acessibilidade. Todos os filmes serão legendados para surdos e ensurdecidos (LSE), e os debates e atividades formativas contarão com tradução em libras, assegurando que o evento seja inclusivo e acolhedor para todos os públicos. Dessa forma, o Festival busca promover a diversidade e garantir que todas as pessoas possam participar e desfrutar da experiência cinematográfica de maneira igualitária.
Após a conclusão dos dois dias de programação, o LABAREDA levará sua mostra itinerante para escolas da rede pública de ensino do DF, com enfoque especial nas localizadas nas periferias da cidade. Durante essas sessões, alunos do ensino médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) terão a oportunidade de assistir aos filmes vencedores dos prêmios da mostra competitiva. É uma iniciativa que visa levar o cinema LGBTQIA+ para um público mais amplo, promovendo a reflexão e o debate sobre a diversidade e inclusão nas telas e na sociedade como um todo.
REALIZAÇÃO
O LABAREDA – Festival de Curtas-metragens LGBTQIA+ do DF é assinado pela Saturno Cultural, com produção da Villa-Lobos Produções. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e conta com apoio do Espaço Cultural Renato Russo e do Instituto Janelas da Arte.
SERVIÇO
1ª Edição do LABAREDA – Festival de Curtas-metragens LGBTQIA+ do DF
Local: Espaço Cultural Renato Russo (ECRR)
Data: Sábado e domingo, 12 e 13 de Agosto de 2023
Horário: A partir das 14h
ENTRADA GRATUITA
Mais informações pelas redes sociais do projeto @labaredafestival.