08/08/2022, 16:08
Primeiro Olhar – 8º Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância
A oitava edição do Primeiro Olhar – Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância ocupa o Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) entre 13 e 28 de agosto com uma programação formada por grupos de artes cênicas de referência da América Latina, da Europa e do Distrito Federal. Com direção artística e produção da atriz e diretora Clarice Cardell e viabilizado com aporte financeiro do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o Primeiro Olhar é uma ação consolidada no campo das criações cênicas voltadas para o público entre zero e seis anos – a primeira infância – e seus familiares.
Ao longo do período do festival, o Espaço Cultural Renato Russo recebe, além de apresentações aos sábados e domingos, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), a exposição Origami Family, produzida pelo Makoto Studio.
No fim de semana dos dias 13 e 14 de agosto, às 11h e às 16h, o público poderá conferir a delicadeza do trabalho do grupo Eranos Teatro, da cidade catarinense de Itajaí, com a obra Barquinho Amarelo.
Na semana seguinte, em 20 e 21 de agosto, às 11h e às 16h, a companhia francesa ACTA, de Laurent Dupont, encena o espetáculo Archipel, uma criação histórica que vem circulando pelo mundo desde 1992. Também no Espaço Cultural Renato Russo, Dupont ministra, entre 22 e 25 de agosto, das 14h30 às 17h30, a oficina Som e Silêncio na Ausência e Presença, voltada para artistas cênicos.
Expandindo suas conexões com a América Latina e solidificando o movimento das artes para a primeira infância em nosso continente, o Primeiro Olhar recebe a companhia chilena Teatro de Ocasión, com o espetáculo Tum, dias 27 e 28 de agosto, às 11h e às 16h.
Em paralelo às ações na 508 Sul, o festival Primeiro Olhar reforça seu compromisso em atender o público da primeira infância em hospitais, creches e casas de acolhimento, com uma programação formada por espetáculos criados por companhias de Brasília que vêm desenvolvendo uma potente pesquisa no campo das fontes originárias das artes humanas.
PROGRAMAÇÃO – Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
O Barquinho Amarelo – Eranos Círculo de Arte (Itajaí-SC)
13 e 14 de agosto, às 11h e 16h
O Barquinho Amarelo faz uma ponte entre gerações, traz ao público brincadeiras, imagens e sonoridades da infância no interior, atravessada por aquilo que é original em todas as crianças de todas as épocas e de todos os lugares – o universo imaginativo. Indicado para crianças a partir de um ano de idade, o espetáculo conta com dramaturgia original inspirada no livro homônimo de Iêda Dias da Silva, referência na alfabetização em escolas públicas no Brasil, nas décadas de 1970 a 1990.
Direção: Leandro Maman. Elenco e dramaturgia: Sandra Coelho e Leandro Maman. Ambientação sonora: Hedra Rockenbach. Técnico de mídia: Otávio Barwinski. Bonecos: João Freitas e Leandro Maman. Figurinos e cenário: o Grupo. Design de projeção: Leandro Maman. Execução de figurinos: Angela Borges
Archipel – Compagnie ACTA (França)
20 e 21 de agosto, às 11h e 16h
Archipel vive em um frágil equilíbrio entre o céu e o mar. Convida-o a viajar, a derivar de uma ilha para outra, um refúgio de passagem de onde mais cedo ou mais tarde terá de sair. A obra foi criada durante uma longa viagem pelas constelações simbólicas evocadas na obra de Michel Tournier e em particular na Sexta-feira ou no Limbo do Pacífico. Durante esta viagem, o piloto com sua bagagem de imagens decide estabelecer uma relação direta, rica em emoções com seus jovens passageiros. A voz foi privilegiada sobre a fala, o corpo e sua expressão em relação à linguagem. Ele ouve suas reações. Antes da fala, sons, gestos e formas se fundem. Eles criam um ritmo, uma escuta onde o ator e as crianças se encontram.
Equipe ACTA em turnê: Laurent Dupont, Joseph Bourillon, Emilie Lambert e Bernard Beau
Tum – Teatro de Ocasión (Chile)
27 e 28 de agosto, às 11h e 16h
Tum é uma viagem pelo ciclo da vida, o sentido de pertencimento, as perdas e o encontro. Objetos, narração, canto e movimento. Madeiras, plásticos e luzes cobram vida e se transformam em cena, continuando com a poética do artesanato em movimento que a companhia vem desenvolvendo em cada uma das suas criações.
Direção: Tita Iacobelle Delpiano. Interpretação e música ao vivo: Maria Fernanda Carrasco Blancaire, Álvaro Sáez Ramírez e César Espinoza Araya. Desenho integral: Belém Abarza Castillo. Desenho gráfico: Liza Retamal Salinas. Realização de vestuários: Lorena Álvarez Lorealva. Realização de objetos lumínicos: Omaira Araya Orrego. Som: Daniel Pieratini Serqueira
Exposição Origami Family – Makoto Studio
Finais de semana de 13 a 28 de agosto, das 11h às 18h. Acesso livre
Para fazer um alerta sobre as espécies de animais que podem deixar de existir no futuro, o artista Ricardo Makoto convida o público a se sensibilizar e se apaixonar pela fauna mundial na exposição Origami Family. Baseado na técnica secular japonesa da dobradura de papel, a exposição reúne origamis originais que possuem em comum a expressão familiar. Ricardo Makoto é formado em Publicidade pela UnB e hoje se dedica ao design de entretenimento para crianças junto com amigos em sua produtora de animação.
Oficina Som e Silêncio na Ausência e Presença – Laurent Dupont (França)
22, 23, 24 e 25 de agosto, das 14h30 às 17h30, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Uma oficina para artistas ligados à criação para a primeira infância. A proposta artística centra-se no universo sensível das canções de ninar como receptáculo do tema da separação e conforto entre criança e adulto, mas também como memória intergeracional do vínculo pais-filhos, que é muito importante na construção da criança. A ideia da experiência será a criação de um campo de investigação e solidificar um intercâmbio entre artistas, ouvindo o seu riquíssimo contexto multicultural. Trata-se de criar um repertório mesclando o comum e a diversidade nas melodias – sua riqueza de cores, de sons linguísticos, os rituais e as histórias compartilhadas e as memórias que lhes estão associadas. Atividade gratuita mediante inscrição prévia (para seleção de interessados) até 9 de agosto pelo e-mail: mclaudialeal@gmail.com.
Laurent Dupont (Cie. ACTA)
Formado em Letras pela Universidade Paris Sorbonne, Laurent Dupont possui formação em dança e canto. Criador da Companhia ACTA e tendo realizado mais de 20 criações no campo das artes e da infância, é também organizador do Festival Premières Rencontres. O ator e diretor francês está entre as figuras mais importantes do mundo no campo da criação das artes para a primeira infância.
PROGRAMAÇÃO EM OUTROS ESPAÇOS
*Eventos gratuitos e exclusivos para o público de cada local
Canto do Medo – Clarice Cardell (DF)
5 de agosto, às 10h, 11h e 14h30, na APAED (Associação de Pais e Amigos dos excepcionais de Taguatinga e de Ceilândia)
11 de agosto, às 9h, 10h, 11h, 14h, no CEPI Jandaia – Sol Nascente