Menu

06/09/2019, 07:42

Programa de Escolas Cívico-Militares é lançado pelo governo federal

Um programa de gestão compartilhada com as Forças Armadas – e que deverá ser aplicado em 216 unidades de ensino estaduais e municipais de todo o país até 2023 – foi lançado pelo governo federal. Chamado de escolas cívico-militares pelo Ministério da Educação (MEC), o modelo, ainda em fase de elaboração, é parecido com o adotado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) desde o começo do ano.

O governador Ibaneis Rocha participou da solenidade de lançamento da ação junto ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Palácio do Planalto. O objetivo do governo federal é, assim como no DF, construir um ambiente escolar de gestão com parcerias e vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes, além de pais e responsáveis.

Com estudos técnicos em mãos que apontam a necessidade de implementação do compartilhamento com a PM nas escolas do DF, o governador Ibaneis reavaliou a decisão de adotar a ação no Gisno, na Asa Norte. O critério de escolha das unidades escolares tem como parâmetro o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e as ocorrências criminais nas regiões das instituições de ensino.

Para Ibaneis, o trabalho agora é de esclarecimento dos benefícios da gestão com quem ainda se apresenta contrário a ela. “Vamos assumindo primeiro aquelas que querem, que já existe manifestação favorável, e aí com uma quantidade maior de escolas e alunos poderemos fazer uma avaliação

[dos resultados e da eficácia]

mais concreta.”