24/01/2021, 18:38
Programa Partiu Futuro forma primeiros 4 mil jovens
A estudante Débora Pereira, 16 anos, está contando os dias para começar a trabalhar como maquiadora, o que deve acontecer logo após ela concluir o curso profissionalizante que está fazendo pelo programa Partiu Futuro, da Secretaria do Trabalho. Débora é uma entre os quatro mil jovens que estão prestes a se formar na turma do projeto de capacitação.
A expectativa é de que as 200 horas/aulas nos 13 cursos profissionalizantes ofertados sejam concluídas em 27 de janeiro. Com isso, estarão disponíveis para o mercado de trabalho quatro mil novos profissionais para atuarem nas áreas de artesanato e outros ramos de atividade como assistente administrativo, atendente de consultório, auxiliar de contabilidade, maquiagem, montagem e manutenção de microcomputadores, programador android, redes e teleprocessamento, robótica, webdesigner, garçom, barman, barista, organizador de eventos e mecânico de automóveis.
O jovem Thor Pimentel Barbosa, 18 anos, está esperançoso para ser um dos novos contratados. “Já estou entregando currículos para a área de assistente administrativo, pois o curso me preparou para isso”, conta ele. Quem também está no mesmo ritmo é Camila Serejo. “A capacitação me acrescentou bastante aprendizado, tanto teórico quanto prático”, destaca a jovem.
O programa Partiu Futuro abriu inscrições entre outubro e novembro do ano passado, para jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos. As vagas foram distribuídas em unidades em quatro cidades do DF: Asa Sul (1.420),Taguatinga (1.530).Além do programa Partiu Futuro, a Secretaria do Trabalho está com vasta programação de cursos profissionalizantes para serem oferecidos neste ano. “Está prevista licitação para cursos de educação à distância. Quem se inscrever, poderá fazer quantos cursos conseguir, em um período de dois meses, dentre 84 opções diferentes, podendo, inclusive, serem acrescidos mais cursos dependendo da demanda.